Banner Governo do Estado

RADIO

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Saiba que muda com o Isolamento social rigido em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, seguindo a determinação do Decreto do Governo do Estado que renova a política de regionalização das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, estabelece, a partir desta segunda-feira, o regime de Isolamento Social Rígido no município.
O Decreto Municipal autoriza, entre outras medidas, a suspensão da fase de transição econômica na qual a cidade estava anteriormente e regulamenta o aumento da fiscalização e controle da circulação de pessoas, intensificando as ações em curso.
A nova regulamentação autoriza o funcionamento dos serviços considerados essenciais, mas reforça algumas exigências. Estabelecimentos como bancos, supermercados e farmácias devem garantir a distância mínima de dois metros entre os clientes, devendo também os supermercados controlar, obrigatoriamente, o fluxo de entrada para que a permanência no interior do local não exceda a 30% da capacidade.
A Vigilância Sanitária continuará atuando na fiscalização desses locais, em parceria com a Polícia Militar. Os bancos permanecem atendendo no regime de horários pré-estabelecidos por grupos. Haverá ainda a fiscalização sanitária da Secretaria da Saúde (SESAU) nesses locais, organizando distanciamento correto nas filas e limitando o acesso aos caixas eletrônicos.
Outra mudança será o fechamento dos mercados públicos e feiras, que acontecerá a partir da quarta-feira para limpeza e desinfecção dos espaços.
À população será permitido sair de casa para compra de alimentos e medicamentos, atendimento na saúde ou trabalho em serviços liberados. Quanto às atividades classificadas como não essenciais, deverão operar apenas com serviços de entrega e em horários específicos, sendo vedado o trabalho interno.

Fica suspenso, no âmbito do município, os serviços de transporte coletivo, regular e complementar, pelo período de vigência deste Decreto, sob pena de apreensão do veículo, sem prejuízo de outras sanções administrativas.
As barreiras sanitárias voltam a ser realizadas nos limites com Crato, Barbalha, Missão Velha e Caririaçu, de domingo a domingo, das 6h às 18h, com o objetivo de controlar o fluxo de circulação de pessoas entre os municípios. Este trabalho será realizado pela Polícia Militar, com o apoio da Secretaria da Saúde.
A SESAU continua realizando as fiscalizações sanitárias no Aeroporto e na Rodoviária, que consiste na triagem e avaliação das condições de saúde de todos os passageiros que embarcam ou desembarcam no município.

Destaca-se ainda entre as medidas adotadas a partir desta quarta-feira a proibição de fogueiras e uso de fogos, uma vez que estas práticas agravam o quadro clínico dos enfermos da Covid-19. A atual feira de fogos do município será fechada, no intuito de coibir o comércio e uso destes artigos.

Últimas notícias