Banner_head Governo do Estado

Banner_head Fortaleza

terça-feira, 2 de junho de 2020

Mesa Diretora da Assembleia Legislativa decide suspender recesso de julho


A Mesa Diretora e o Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa do Ceará decidiram, nesta terça-feira (2), suspender o recesso parlamentar do mês de julho. Diante do estado de calamidade pública decretado no Ceará, em razão da pandemia do novo coronavírus, o Colegiado concordou de forma unânime em manter as atividades da Casa ininterruptamente. O objetivo é estar à disposição para aprovação de matérias emergenciais para o enfrentamento da Covid-19 e redução de seus impactos sobre a população.

Durante a reunião, o presidente da Assembleia, deputado José Sarto (PDT), anunciou a convocação de sessão deliberativa remota para esta quarta-feira (3). Na pauta, está a apreciação de matéria que versa sobre a Gratificação de Desempenho Institucional (GDI) em caso de servidores da área da saúde cedidos por outros órgãos ao Estado para atuar na linha de frente contra a pandemia. Trata-se de uma correção de matéria já aprovada que não contemplou esses casos.

O encontro também foi oportunidade para apresentar aos parlamentares a tecnologia desenvolvida pela Casa para possibilitar a votação secreta em sessões remotas. Todos os deputados e deputadas ainda participarão de treinamento e testes antes do uso efetivo da ferramenta.

Durante a reunião, parlamentares também discutiram o plano de retomada de atividades presenciais de forma gradual, que ocorrerá em acordo com as orientações das autoridades de saúde do Estado.

Sarto reforçou que ainda não há uma data para a retomada, mas explicou que a Assembleia está adotando medidas para garantir a preservação da saúde de deputados, servidores e terceirizados, como aquisição de máscaras, álcool em gel, testes rápidos e termômetros infravermelho, além de sinalização, controle de acesso e campanha educativa. Diante da prorrogação do decreto de isolamento social rígido, continuam suspensas reuniões e atividades presenciais coletivas, bem como serviços de atendimento ao público.

Participaram da reunião: o presidente da Assembleia, deputado José Sarto (PDT); 1º secretário, Evandro Leitão (PDT); 2º secretária, Aderlânia Noronha (SD); 3ª secretária, Patrícia Aguiar (PSD); vogal, Osmar Baquit (PDT); vogal, Bruno Gonçalves (PL); vogal, Romeu Aldigueri (PDT); líder do Governo na Casa, Júlio César Filho (Cidadania); vice-líder do Governo, Augusta Brito (PCdoB); e, representando seus partidos, os deputados Delegado Cavalcante (PSL), Fernanda Pessoa (PSDB), Renato Roseno (Psol), Dra Silvana (PL), Carlos Felipe (PCdoB), Walter Cavalcante (MDB), Érika Amorim (PSD), Elmano Freitas (PT), Audic Mota (PSB).

Últimas notícias