quinta-feira, 4 de junho de 2020

Artigo do deputado Danniel Oliveira - Sinal de alerta para o Banco do Nordeste


Em artigo enviado ao blog, o deputado estadual Danniel Oliveira (MDB), que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Banco do Nordeste, pede serenindade para que ato de nomeação para a direção da instituição não volte a ser baseada em negociações políticas.

Leia o artigo:

"É com grande consternação que encaro a atual situação da presidência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). A vacância do cargo de mais alto escalão de uma instituição com tamanha representatividade, sob investigações do Tribunal de Contas da União (TCU), causa extrema preocupação a todos. Lamento profundamente a saída do agora ex-presidente Romildo Rolim, um profissional capacitado, com 30 anos de experiência no BNB, e que vinha executando um excelente trabalho, principalmente no apoio ao produtores rurais e pequenos empreendedores. Em seu lugar, tivemos uma escolha baseada em negociações políticas, que foi rapidamente destruída.

Circunstância que chega a ser vexatória e que de nenhuma forma combina com os valores e missões do Banco do Nordeste. Sendo o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina, o BNB atua de maneira essencial para o desenvolvimento do Ceará e de todo o Nordeste.

Durante este período de pandemia, o órgão chegou a contratar R$ 6,74 bilhões em operações de crédito, sendo a maioria para créditos de curto prazo. Medida essencial para conter a crise e garantir o funcionamento de diversos setores da indústria, comércio e serviços, mas que, neste momento, lamentavelmente, perde o holofote para tal situação envolvendo a presidência da instituição.

Frente a um cenário de incertezas, é preciso repensar a troca do representante maior do banco. Ainda há tempo para desfazer a última decisão e restituir o cargo de Romildo Rolim, para que seja possível dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado, sem maiores danos.

Qualquer decisão que seja tomada a partir de agora, deve ser feita com a devida responsabilidade e coesão que exige o BNB, levando sempre em consideração a relevância que o órgão tem para a geração de emprego e desenvolvimento da economia de toda nossa região.

Deputado Estadual Danniel Oliveira
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Banco do Nordeste do Brasil (BNB)

Últimas notícias