segunda-feira, 15 de julho de 2019

Centro de Cultura Mestre Noza será inaugurado dia 25 de julho


A reforma do Centro de Cultura Popular Mestre Noza, realizada pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura, está em fase de conclusão e a reinauguração está marcada para o próximo dia 25 de julho, com solenidade de entrega às 16 horas.

A reforma do espaço é o resultado de uma ação realizada pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura (Secult), com envolvimento da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), e da diretoria da Associação de Artesãos que utilizam o espaço para produção, exposição e comercialização de suas obras. O local conta também com investimento do Governo Federal.

O Centro Mestre Noza possui uma área de convivência para artistas e visitantes. Os locais onde os artistas realizam suas criações passaram por readequações para oferecer maior conforto e melhores condições de trabalho para os artesãos. A matéria-prima utilizada pelos artistas, bem como o estoque de produção, poderão ser armazenadas em locais adequados, ao abrigo do sol, da chuva e sereno, o que permitirá melhor conservação dos produtos, em sua maioria feitos em madeira.

A estrutura interna foi pensada para permitir uma maior interação entre artesãos, comerciantes e clientela, através de um fluxo para a circulação de visitantes, desde a entrada até a saída.

O Centro de Cultura Popular Mestre Noza é uma das principais referências do artesanato juazeirense. A partir dele, o artesanato de Juazeiro do Norte e da Região do Cariri se propaga para o Nordeste, o Brasil e o mundo. O Mestre Noza se tornou, ao longo dos anos, um dos poucos projetos bem-sucedidos em todo o Nordeste que fomenta e incentiva a economia criativa e que também facilita a comercialização do artesanato produzido por artistas de Juazeiro do Norte para todo o Brasil e outros países, principalmente os Estados Unidos e países da Europa.

Para o Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Renato Fernandes, a conclusão da reforma do Centro Mestre Noza é uma grande conquista para os artesãos juazeirenses e para todo o Município devido ao fato do espaço ser um grande centro de visitação de turistas. “Além de proporcionar um maior conforto aos artesãos, o Centro Mestre Noza é um mais um espaço de fomento à economia criativa no Município”, destaca o Secretário.

O Prefeito Arnon Bezerra desde o início da sua gestão teve como uma de suas metas entregar o espaço aos artesãos em melhores condições de apresentar o trabalho artístico dos que fazem a associação, como também incentivar o empreendedorismo. Outro importante aspecto é dar mais visibilidade ao público desse trabalho dos artesãos da madeira, do barro, metal, entre outras matérias-primas transformadas pela criatividade dos artistas da terra do Padre Cícero.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias