sábado, 27 de julho de 2019

SESAU leva ação itinerante de saúde para trabalhadores do lixão


A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria da Saúde (SESAU), promoveu na manhã da última sexta-feira (26), uma ação itinerante com oferta de serviços em saúde para os trabalhadores do lixão.

A ação faz parte de um projeto que será permanente, desenvolvido pela equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) 45 e Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) 11. As atividades dessa sexta tiveram ainda o apoio do Núcleo de Mobilização Social e do CRAS da Palmeirinha.

A proposta do projeto é levar atendimento ao público que não tem disponibilidade para ir até a Unidade Básica de Saúde, imunizar a comunidade carente, prevenir doenças causadas pela exposição aos riscos em ambientes contaminados e orientar a comunidade sobre os riscos ambientais de contaminação e riscos sociais.

Mais de 50 catadores foram beneficiados com atendimento médico; avaliação e orientação nutricional; teste de glicemia; aferição de pressão arterial; testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis; vacinação contra hepatites e tétano e entrega de kits de higiene bucal. 

A diretora da Atenção Primária, Jaqueliny Guimarães, explica que a importância de levar assistência a esses profissionais está na vulnerabilidade e riscos aos quais os mesmo estão expostos diariamente.
O catador Vinícius Daniel recebeu vacina e passou pelos demais serviços. Relatou que a ação foi boa para eles porque acontecem acidentes, como cortes, com frequência. “Para quem trabalha direto e não tem tempo de ir atrás do médico é muito bom. Espero que venha mais vezes”, afirmou.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias