sexta-feira, 26 de julho de 2019

Comissão ainda aguarda reunião com representantes do governo federal sobre transposição

Deputado Guilherme Landim preside a comissão da Assembleia

A reunião entre deputados estaduais membros da Comissão Especial para Acompanhamento das Obras da Transposição do Rio São Francisco, da Assembleia Legislativa, e representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) segue sem data definida. O encontro é aguardado desde a visita dos parlamentares às obras da transposição e do Cinturão das Águas, em 14 de junho de 2019, para um levantamento sobre o andamento delas.

O presidente da Comissão, deputado estadual Guilherme Landim (PDT), afirma que durante a visita ficou evidenciado a paralisação das obras do Cinturão das Águas, que estão “sem perspectivas de recursos por parte do Planalto. O pedetista, agora, pretende intensificar o diálogo com o Governo Federal para que o cronograma de liberação de verbas para as obras seja cumprido dentro dos prazos já estabelecidos pelo MDR, além da retomada de repasse de recursos para o Cinturão.

“Esperamos que possam ser concluídos pelo menos os dois trechos tidos como emergenciais, que são fundamentais, e a única forma da água da transposição chegar ao açude Castanhão”, destaca Landim sobre a importância da conclusão da obra para que o benefício das águas da transposição sejam aproveitadas da melhor forma no Ceará.

Além da reunião com representantes do MDR, também deverá ser tratado em Brasília a implantação da Frente Parlamentar Interestadual em Defesa das Obras da Transposição do rio São Francisco. A criação do colegiado será tratada em reunião com o ministro da Integração Nacional, Gustavo Canuto, e deverá alcançar parlamentares de todos os estados nordestinos, em especial os do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grando do Norte, beneficiados pela obra.

Além de Landim, a comissão especial é composta pelos deputados Antônio Granja (PDT), Júlio César Filho (Cidadania), Marcos Sobreira (PDT), Nezinho Farias (PDT), Nelinho (PSDB), Queiroz Filho (PDT), Walter Cavalcante (MDB) e Danniel Oliveira (MDB).

(Edson Silva)

Últimas notícias