terça-feira, 30 de julho de 2019

Deputado Queiroz Filho defende a criação de uma frente parlamentar para manutenção do Fundeb


Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado Queiroz Filho (PDT) tem defendido a criação de uma frente parlamentar em âmbito nacional pela manutenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que atende da creche ao ensino médio, e a validade se estenderá apenas até o final de 2019.

Queiroz Filho ressalta a necessidade de aprofundar o diálogo com as instituições para que, juntos, seja efetuada a audiência pública. "O papel da Comissão é de escuta, de debate e encaminhamento de propostas. A sustentabilidade do Fundeb e o financiamento da educação são temas que não podemos ignorar. Na disputa de narrativas que vivemos no Brasil, é importante priorizarmos, independente de ideologia, os nossos jovens, que são o futuro do nosso país", disse.

No primeiro semestre, um encontro para debater as pautas da audiência pública foi realizado com as presenças dos deputados Acrísio Sena (PT), Augusta Brito (PCdoB), Guilherme Landim (PDT) e Renato Roseno (Psol); do vereador de Fortaleza, Ronivaldo Maia (PT); e de participantes das seguintes instituições: Apeoc, Sindiute, Sindifort, Undime, Consed, CEE, Sindsifce, Assec, Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Fórum Estadual da Educação Infantil do Ceará.

Na ocasião, houve consenso do colegiado para a criação de uma frente parlamentar em defesa do fundo. "Os municípios nordestinos sofrem com o subfinanciamento na educação. Hoje o Governo Federal desvia do termo cortes e se fala em contingenciamento. Mas não vamos nos silenciar. Queremos que ecoe em Brasília e temos tido muito apoio de parlamentares federais que defendem o nosso Ceará, como o senador Cid Gomes (PDT) e o deputado federal Idilvan Alencar (PDT)", concluiu Queiroz.

Últimas notícias