terça-feira, 9 de abril de 2019

IFCE Crato debate uso de inteligência artificial em jogos


A inteligência artificial aplicada a jogos é o tema do segundo encontro do Café com Bytes 2019, ciclo de palestras promovido pelo campus de Crato do Instituto Federal do Ceará. A palestra, que será por videoconferência, está marcada para esta sexta-feira (12), às 10h, no auditório do campus. O convidado é o professor Adalberto Bosco (SENAC/SP), que atua nas áreas de desenvolvimento de jogos digitais e seu uso na educação. Haverá ônibus gratuito saindo da Praça da Prefeitura, no centro do Crato, às 9h30. A participação é aberta a todos os interessados.

O objetivo do Café com Bytes é desmistificar a inteligência artificial, conceito que pode assustar ou até parecer algo de um futuro distante, mas que já é aplicado em áreas como diagnóstico por imagem, prevenção de fraudes, games, sistemas bancários e personalização do marketing online, entre outras. Os encontros do evento são mensais.

ADALBERTO BOSCO CASTRO PEREIRA

Professor e pesquisador no Senac-SP. Possui graduação em Engenharia da Computação (2009), mestrado em Ciências da Computação (2012) e doutorado em Ciências da Computação (2017). Atuante nas áreas de desenvolvimento de jogos digitais e educação utilizando jogos digitais. Pesquisa e desenvolve inovações pedagógicas e tecnológicas para apoiar o desenvolvimento cognitivo. Integrante do grupo Alpha de pesquisa da Faculdade de Educação da USP, que tem doutorandos e mestrandos interessados em pesquisa de educação apoiada por recursos tecnológicos digitais, educação a distância, usabilidade pedagógica e técnica dos recursos de ambientes virtuais, produção de Recursos Educacionais Abertos. Atualmente trabalha com pesquisa em Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Mobile Learning, Game-Based Learning e ambientes virtuais colaborativos. Editor chefe da Revista de Iniciação Científica do Senac. Líder da área de pesquisa de tecnologia aplicada do Senac.

Últimas notícias