quarta-feira, 24 de abril de 2019

Vereadores cratenses debatem a importância da permanência da Central de Regulação do SAMU no Cariri


A saída da Central de Regulação do Samu da região do Cariri foi o assunto mais discutido pelos vereadores de Crato na sessão da segunda-feira (22).  Presidida pelo vereador Florisval Coriolano (PRTB), e com a presença da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a sessão debateu a importância do serviço e a permanência da central de regulação, a questão foi levantada após informação de uma possível retirada da ferramenta aqui da região.

Pedro Lobo (PT) ressaltou a relevância do serviço para a população,     "sobretudo a mais carente", observou o vereador. Já o presidente da casa Florisval Coriolano (PRTB), acrescentou a sugestão da ida de uma comitiva para Fortaleza, tendo em vista a discussão mais profunda do assunto. Porém, segundo Bebeto Anastácio (PODE) o deputado estadual Fernando Santana garantiu que a central de regulação continuará no Cariri. Os demais parlamentares da casa colocarem-se a disposição para buscar novas ambulâncias e equipamentos, afim de melhorar a execução da central.

O Coordenador da base médico-administrativa do Samu Marcos Rolim elogiou o empenho dos vereadores em defender a continuidade da base na região. A médica Luciana Gouveia, que também compõe a equipe, agradeceu ao governador Camilo Santana (PT) e ao deputado Fernando Santana (PT) "pela dedicação em manter o serviço no Cariri", ressaltou. O vereador de Juazeiro do Norte Damian de Firmino (PRTB), também esteve presente na sessão, e afirmou que " o Cariri não depende de Fortaleza e precisa unir forças em prol do Samu".

A Central de Regulação Trata-se de um sistema que monitora a disponibilidade de vagas em atendimento especializado e de leitos, tornando mais ágil a marcação de consultas e exames e, ainda, a transferência de pacientes em estado grave de saúde e que precisam de cuidados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou de procedimentos complexos, como cirurgias cardíacas e neurológicas.

Últimas notícias