sexta-feira, 26 de abril de 2019

Escolas municipais participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica


A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria Municipal de Educação promoveu na manhã desta quinta-feira, 25, no Estádio Romeirão, a apresentação competitiva dos alunos das turmas do 6º, 8º e 9º ano das Escolas de Ensino Fundamental do município Cícera Germano e Antônio Ferreira de Melo, inscritos da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBIFOG), uma das etapas da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, da qual participam estudantes da rede pública e privada de todo o país.

O envolvimento dos estudantes na iniciativa do Instituto Brasileiro de Astronomia partiu do professor Rudinei Faustino, ao buscar novas metodologias para o ensino das ciências. Trabalhando conceitos como pressão atmosférica e transformação de unidades de medida, os alunos desenvolveram um protótipo confeccionado com garrafas pet e canos PVC. Na Mostra, aqueles que conseguiram maior alcance ao lançar os foguetes serão selecionados para participar da próxima fase da competição, concorrendo a etapa nacional, na cidade de Barra do Piraí, Rio de Janeiro.

A estudante do 9º ano da Escola Cícera Germano, Giovana Silva, diz estar satisfeita com as atividades do projeto. “Gostei muito desta dinâmica de aprendizado, é mais produtivo do que estudar apenas dentro da sala de aula”, enfatizou. Para a professora formadora da rede municipal, Ana Cleide da Silva, desenvolver a teoria e a prática do conteúdo desta forma proporciona uma aprendizagem mais significativa. “É no fazer que os alunos se apropriam do conhecimento”, explica.

A proposta da administração municipal, nas ações implementadas durante a gestão do prefeito Arnon Bezerra, é proporcionar o estímulo à pesquisa científica na rede municipal de ensino, elevando os índices de aprendizagem e fortalecendo o desenvolvimento da educação em Juazeiro do Norte.

Últimas notícias