quarta-feira, 24 de abril de 2019

CCJ aprova projeto que prevê criação de plano estadual de combate ao desperdício de alimentos


A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou, ontem (terça-feira,23), projeto de indicação do deputado estadual Evandro Leitão (PDT) que estabelece a criação e as diretrizes do Plano Estadual de Combate às Perdas e ao Desperdício de Alimentos. O objetivo é aumentar, no Ceará, o aproveitamento integral dos gêneros alimentícios disponíveis para consumo humano, combatendo a perda e o desperdício alimentar. A matéria será analisada pelas comissões temáticas da Casa.

O projeto prevê a criação de um Banco de Alimentos, equipamento estratégico para atuar na reutilização de alimentos ainda em condições de consumo por seres humanos ou, quando isso não for possível, no direcionamento para o consumo animal.

Dados das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) apontam um desperdício de 1,3 bilhão de toneladas anualmente no planeta. Isso representa 30% da produção mundial. A FAO estima que 54% das perdas ocorrem na fase inicial da produção, enquanto as demais 46% acontecem na fase de processamento, distribuição e consumo.

“O desperdício de alimentos tem consequências no meio ambiente, na segurança alimentar da população menos favorecida e no desenvolvimento dos países, visto que a produção exige gastos de energia, água e recursos humanos”, avalia o deputado Evandro Leitão, autor do projeto. Segundo ele, o plano prevê a formação de um grupo de trabalho formado por diversos órgãos do Governo relacionados à segurança alimentar, nutricional, assistência técnica, extensão rural, vigilância sanitária, meio ambiente e pesquisa científica, além de entidades representativas da sociedade civil.

Últimas notícias