segunda-feira, 29 de abril de 2019

Vigilância Sanitária promove ação educativa junto aos barraqueiros na festa de São José Operário da Ponta da Serra


A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária, realizou na noite da última quinta-feira, 25, ação educativa junto aos barraqueiros que comercializaram alimentos durante a festa de São José Operário, no distrito da Ponta da Serra.

“Eu achei bem interessante, gostei”, comentou Tânia Holanda, que vende comida há anos durante a festa do padroeiro. A mesma disse ainda que é a primeira vez que vê a vigilância sanitária atuar durante a festa de São José, e completou afirmando que tem o cuidado de usar a touca e de fazer a higienização dos alimentos.

A ação foi realizada pelas fiscais sanitárias Adriana Melo e Darquiana Moreira. De acordo com Adriana Melo, essa ação de orientação é contínua em grandes festas e também tem sido realizada em festas de padroeiros de diversos bairros com a finalidade de educar os vendedores para evitar problemas de saúde com a população.

“A gente orienta a eles na higiene com entrega de toucas, de saco de lixo e isso é um trabalho das ações de vigilância que é capaz de eliminar e diminuir riscos a saúde da população”, explicou.
Segundo a fiscal sanitária, a população recebeu muito bem o trabalho da equipe e comenta que muitos dos barraqueiros já possuíam a consciência de que o cuidado com o manuseio dos alimentos é fundamental.

Outra vendedora que também aprovou a ação foi Fabiana Pereira Alencar. Ela disse que tem o cuidado de manter tanto o ambiente de preparo quanto o de comercialização limpo e higienizado. “Tava precisando”, observou, para alertar aos demais barraqueiros sobre o cuidado quanto a manipulação dos alimentos.

Mais de 15 barraqueiros receberam a visita das fiscais sanitárias. Foram barracas de salgados, espetos, doces, comidas típicas e uma infinidade de sabores que movimentaram a economia local.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias