quarta-feira, 24 de abril de 2019

Implantação da Casa da Mulher Cearense no município do Crato é tema de audiência pública


Nesta terça-feira, dia 23, na Câmara Municipal do Crato, audiência pública onde foram debatidos assuntos relacionados a instalação da Casa da Mulher Cearense no município do Crato. A audiência foi apresentada pelo Chefe do Poder Legislativo Municipal, Florisval Coriolano, e presidida pela vereadora Ticiana Cândido.

Compondo a mesa: o vice-prefeito e Secretário de Saúde, André Barreto; a primeira dama do município, Aldalice Pinheiro; a Presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher do Crato, Verônica Isidório; a Secretária Adjunta de Educação, Tammy Alencar; a titular da Delegacia da Mulher do Crato, Camila Brito; Franci Oliveira, da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece); e Rafael Vilar, do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem).

Iniciando a apresentação em tribuna, a Assessora Municipal de Políticas para as Mulheres, Mara Guedes, dissertou sobre a relevância da luta para que a Casa da Mulher seja realmente implementada no município do Crato, falou sobre a violência contra a mulher, suas inúmeras vertentes e elencou dados em relação a esse contexto.

Verônica Isidório pediu mais agilidade nas questões relacionadas a mulher e reiterou que o Conselho apoia qualquer que seja o equipamento que auxilie, proteja e ampare a mulher e suas escolhas. A educadora Tammy Alencar ressaltou que a educação estará a postos para auxiliar nesse aspecto. "Nossas crianças necessitam de uma educação direcionada para a cultura da não violência desde a tenra infância para que saibam discernir entre o que é correto ou não no parâmetro de respeito e convívio harmonioso", explicou.

"As políticas públicas precisam ser eficientes e eficazes, estamos trabalhando cotidianamente, reforçando o compromisso da nossa gestão para com as mulheres e a comunidade em geral", disse o vice-prefeito e Secretário de Saúde, André Barreto.

Os vereadores Amadeu de Freitas, Tota Lobo e Thiago Esmeraldo reiteraram o apoio deles, bem como de toda a Casa Legislativa para a vinda da Casa da Mulher Cearense para o município do Crato. Será mais um equipamento na defesa de um mundo mais justo, mais igualitário e democrático, por meio da valorização da mulher.

Em março deste ano, o governador Camilo Santana anunciou que a região do Cariri será a primeira a ter implantada a Casa da Mulher Cearense. O projeto já acontece desde julho de 2018, em Fortaleza, atuando no atendimento humanizado e especializado para mulheres em situação de violência. A Casa da Mulher Cearense seguirá o modelo nacional.

Atualmente, o equipamento reúne serviços de Defensoria Pública, Delegacia da Mulher, Ministério Público e Juizado Especial.

Também presentes na audiência, a Secretária Adjunta de Cultura, Cleia Feitosa; Isadora Oliveira, da OAB Mulher Crato; a Coordenadora do Centro de Referência da Mulher (CRM), Audilene Fernandes; profissionais da imprensa; comunidade e os vereadores Florisval Coriolano; Renan Almeida; Tico da Serrinha; Adil;Vicência; Pedro Alagoano; Amadeu de Freitas e Fernando Brasil.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias