terça-feira, 9 de abril de 2019

Com dívidas, Avianca pode deixar de operar em Fortaleza na quinta (11)


A Avianca Brasil pode deixar de operar no Aeroporto de Fortaleza já a partir desta quinta-feira (11). Segundo comunicado da concessionária Fraport Brasil, a empresa tem dívidas acumuladas de R$ 9 milhões com a administradora e só será autorizada a realizar voos no Pinto Martins caso realize o repasse das tarifas com antecedência. Aos consumidores que têm voos agendados a partir da data, a orientação é procurar a empresa aérea e tentar solucionar o problema. Segundo o assessor jurídico do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), Ismael Braz, a companhia aérea precisa oferecer aos passageiros alguma solução, seja ela reembolso integral do valor pago ou a reacomodação em outro voo.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que acompanha com atenção a situação da Avianca e reitera que os consumidores procurem a companhia.

"Recomenda-se que os passageiros fiquem atentos aos comunicados que a Avianca deve fazer sobre a situação do seu voo e, em caso de dúvida, busquem informações no site da companhia aérea na internet ou contatem os seus canais de atendimento telefônico, eletrônico ou presencial".

Em caso de cancelamento ou de alteração do voo por iniciativa da Avianca, a Anac diz que o passageiro deve ter os seus direitos respeitados, que estão disponíveis para consulta no portal da Anac na internet ou na página Passageiro Digital, especialmente desenvolvida para dispositivos móveis.

Neste mês, a companhia deixou de operar diversos voos, incluindo rotas para Brasília, Galeão (Rio de Janeiro) e Bogotá (Colômbia). Atualmente, a empresa voa apenas para Guarulhos (São Paulo) e Juazeiro do Norte, totalizando 14 voos diários. A Avianca não quis comentar o assunto.

Últimas notícias