quarta-feira, 10 de abril de 2019

Câmara Municipal de Fortaleza - Presidente da ACI destaca papel da instituição durante homenagem ao Dia do Jornalista


A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, ontem (terça-feira, 9, Sessão Solene em homenagem ao Dia do Jornalista. A solenidade foi proposta pelo vereador Plácido Filho (PSDB), por meio de requerimento aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. A mesa solene contou com as presenças de Salomão de Castro, presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI); Samira de Castro, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará (Sindjorce); e Ítalo Lima, diretor da TV Fortaleza.

Na sessão, foram homenageados os jornalistas Rogério Gomes, Paulo Dalla Porta, Kaio César e Isabela Martin (representada na ocasião por Diego Lage).

O jornalista Salomão de Castro, presidente da ACI, destacou entre os homenageados dois profissionais com quem trabalhou: Paulo Dalla Porta, na época que atuou no Diário do Nordeste fazendo cobertura setorista da Câmara Municipal, e Rogério Gomes, no O Povo. “Nesse momento a reflexão que a gente faz perpassa várias questões. Tem algo que sempre mexe muito comigo quando se refere à nossa função: temos que fortalecer as entidades representativas da categoria. Se estivermos sozinhos, nosso poder é muito pequeno. As entidades têm esse papel de mobilização e busca por melhorias e isso se divide em situações distintas. O Sindicato tem papel maior de cobrança e enfrentamento. As outras entidades têm outras funções”, observou.

Frisou que os sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas, bem como a Associação Cearense de Jornalistas do Interior (Aceji), surgiram na Associação Cearense de Imprensa. “A ACI irá comemorar 94 anos em julho, sendo uma das mais antigas Associações do país. Ela precisa se reinventar permanentemente. Isso passa pela valorização da memória, mas também pela realização de debates, fóruns e seminários nos quais possamos discutir os problemas e desafios dos jornalistas. Temos que fazer com que as Associações de Imprensa desenvolvam outras funções, sem se confundir com as demais entidades,” avaliou.

Salomão de Castro leu ainda notas públicas emitidas pela ACI e pela Comissão de Ética dos Jornalistas do Ceará, também presidida por ele, por ocasião da passagem do Dia do Jornalista.

Dia do Jornalista

O Dia do Jornalista é comemorado anualmente no dia 7 de abril. A data homenageia o trabalho dos profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar as informações sobre os acontecimentos locais, regionais, nacionais e internacionais para as pessoas de maneira imparcial e ética. Seja na rádio, na televisão, ou nos jornais impressos, o jornalista deve sempre trabalhar tendo como base a imparcialidade e fontes de informação confiáveis. O Dia do Jornalista foi instituído em 1931, por decisão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em homenagem ao médico de jornalista Giovanni Batista Libero Badaró, morto por inimigos políticos em 1830.

(Com informações da Agência de Notícias da Câmara Municipal de Fortaleza)

Foto: André Lima

Últimas notícias