quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Propositura do vereador Odécio Carneiro - Pastor Ezequias Ferreira vai receber título de cidadão de Fortaleza


O pastor Ezequias Martins Ferreira, 92 anos, vai receber o título de cidadão de Fortaleza, honraria concedida pela Câmara de Vereadores a personalidades que prestaram relevantes serviços ao município. O homenageado é pai do pastor Jecer Goes, líder do Ministério Canaã das Assembleias de Deus do Brasil. A concessão foi proposta pelo vereador Odécio Carneiro e aprovada no legislativo. A solenidade de entrega acontecerá neste sábado, 25 de agosto, na sede da Assembleia de Deus Canaã, às 19 horas.
“O pastor Ezequias é o que nós chamamos, dentro das igrejas, de patriarca do Ministério Canaã das Assembleias de Deus do Brasil. O homenageado chegou no Ceará em 1932, doou a sua vida ao ministério em todo o Estado do Ceará, inclusive Fortaleza. É o que podemos chamar, biblicamente, de um verdadeiro pastor”, justificou Odécio carneiro.
O vereador conhece o pastor Ezequias desde os seus 10 anos de idade, quando Ezequias era pastor da cidade de Camocim. “Um pioneiro. Uma pessoa de 92 anos que ajudou a construir a história da Canaã. Hoje, o alcance das ações sociais da igreja no Ceará é enorme. Tem um legado extraordinário, com base no Cristianismo, no valor da família brasileira”. Completou.
PERFIL Natural da cidade de Pombal, na Paraíba, o pastor Ezequias Martins Ferreira nasceu no dia 22 de agosto de 1926 em uma localidade conhecida como Riacho de Pedra. Filho do casal João Ferreira de Sousa e Francisca Martins Ferreira, membros da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), Ezequias tinha três anos quando seus pais se desfizeram de uma pequena propriedade e partiram rumo ao Ceará. Em dezembro 1931, a família se encontrava na região do Sertão dos Inhamuns, quando tomou a decisão de se deslocar para Fortaleza.
O seu ministério na área eclesiástica da Assembleia de Deus teve início ao lado do pastor José Teixeira Rêgo no início da década de 1950, onde o auxiliou por vários anos. Porém, foi sob a liderança do seu primo, pastor Emiliano Ferreira da Costa, que havia assumido a Convenção de Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus no Estado do Ceará (Comeadec) em 1962, que o pastor Ezequias passou a liderar a primeira congregação na capital, localizada no bairro Amadeu Furtado, onde permaneceu entre os anos de 1973 a 1975.
A sua bravura como evangelizador e a obediência à sã doutrina da Igreja levou o pastor Emiliano Ferreira da Costa, então presidente da Comeadec, a enviá-lo, em 1979, ao primeiro campo evangelístico, agora já consagrado ao ofício de pastor, para a cidade de Apuiarés (CE), onde construiu o primeiro templo local. Lá, iniciou a sua honrosa trajetória como pastor e como membro da Convenção.
O pastor Ezequias Martins Ferreira completa 92 anos com muita lucidez. Garante que já leu a Bíblia 40 vezes.

Últimas notícias