quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Prefeitura firma parceria com Instituto Myra Eliane e Ministério Público para trabalhar a educação humanística na rede municipal de educação

Foto: Reprodução
Os municípios passam hoje por um desafio constante com o crescimento da violência e por tantos desvios de conduta e de valores da sociedade. A discussão para reverter este quadro acaba chegando à educação, escolar e familiar. Na perspectiva de contribuir para esta mudança, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil e as secretárias titular e adjunta de Educação, Tereza Mônica Viana e Cirene Brasil, respectivamente, assinaram na terça-feira, 28, com o Instituto Myra Eliane e o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) Nº 001/2018, que trata do projeto Valores Humanos na Educação Infantil.
O ato contou ainda com a presença do presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso; do promotor de Justiça, Dr. David Moraes; do Chefe de Gabinete, Fabiano Brasil; dos procuradores do município, Ernani Brígido e Renan Xenofonte, titular e adjunto, respectivamente; do assessor especial do gabinete, Hermínio Brasil; e do diretor pedagógico do Instituto, Vinícios Rocha.
Zé Ailton Brasil relatou a triste realidade que ele encontrou, enquanto deputado estadual, na participação da Comissão que tratava sobre a violência juvenil. Destacou ainda que um dos principais desafios da escola, hoje, é a aproximação com as famílias e que o projeto vai auxiliar nessa relação. “Hoje é um dia especial para nós, com a assinatura desse TAC, para desenvolvermos a infância. Queremos passar esses conceitos para nossos mestres, integrar a comunidade para juntos participem da educação das crianças”, finalizou.
A Secretária de Educação, Tereza Mônica, destacou também a importância do projeto para a educação das crianças. “Desde 2017 recebemos o convite, analisamos e vimos que este será um projeto muito importante para trabalhar a integralidade das crianças e integrá-las com as famílias e os profissionais para a humanização da educação”.
O Promotor de Justiça, David Moraes, representando o Centro de Apoio da Infância e Juventude (CAOPIJ), agradeceu “a sensibilização política do instituto em encampar a grande missão de auxiliar na universalidade da educação infantil. Ficamos felizes quando vemos que os municípios conseguem emplacar medidas permanentes, como estas”, disse.
Ele destacou ainda que o projeto denominado Valores Humanos na Educação Infantil tem dois pilares importantes de atuação: “a formação humanística e a universalização das creches e da pré-escola no município”.
O presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso, ressaltou o trabalho da entidade para fortalecer a formação humanística. Há dois anos de fundação, a entidade apresenta uma estrutura pedagógica, disseminando cinco valores humanos: amor, paz, retidão, verdade e não violência. “Esses são conceitos básicos para a construção da cidadania”, afirmou.
O projeto, já implantado em quatro municípios cearenses, aplica uma metodologia beneficiando atualmente mais de 23 mil crianças. Para isso, além do TAC, o município deve enviar um projeto de lei para instituir a obrigatoriedade de capacitação constante dos profissionais, na temática. “Assim que a lei passar pela Câmara, voltaremos ao município para realizar o workshop e iniciar o projeto. E o município não terá nenhum custo com o projeto”, comentou.
O diretor pedagógico do instituto explicou a atuação do mesmo no projeto. “Propomos e realizamos cursos e orientação para os profissionais da educação para que eles sejam multiplicadores dos valores humanos. Realizaremos cursos, distribuiremos material didático e formaremos professores mediadores, sem custo algum para o município. Pedimos apenas que o município articule esses profissionais”, finalizou.

(Assessoria)

Últimas notícias