terça-feira, 14 de agosto de 2018

Juazeiro - Seduc certifica participantes da Formação em Educação Inclusiva


A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Educação e a Gerência da Educação Inclusiva, certificaram, na última sexta-feira, 10 de agosto, cerca de 300 profissionais que atuam na rede municipal, entre diretores administrativos, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), cuidadores e técnicos da Seduc.
Ao todo foram seis módulos aplicados durante 11 meses pelo Programa Formação Contínua de Educadores, da Educar Sesc Juazeiro do Norte, através de uma parceria realizada entre as duas instituições. Os participantes receberam certificados totalizando 120 horas de formação.
Durante a solenidade de entrega, a Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima, destacou para os presentes a importância do ato de educar a partir de uma perspectiva humanística, pautada pelo afeto no trabalho de inclusão. “A inclusão começa a ter seu ensaio a partir da nossa prática enquanto profissional. A sala de aula é um ambiente laboratorial de experiências diversas ali contidas. Enquanto professores, precisamos ter o comportamento referente aos saberes que são superiores aos alunos. Não é a certificação que nos tornará humanos, primeiramente, precisamos saber se o coração está entendendo e abraçando a causa inclusiva”, falou Maria Loureto.
A Gerente da Educação Inclusiva da Seduc, Maria José Lopes (Prof. Zezé), lembra que a intenção desse curso foi a de desenvolver o interesse das pessoas pela inclusão. “Após esse curso, percebemos que algumas pessoas já fizeram adaptações em suas escolas, buscando atuar de maneira mais eficaz quando o assunto é inclusão”, comenta a gerente.
A Seduc está planejando ainda um curso mais específico voltado para todos os professores da rede, para a educação especial na perspectiva inclusiva. Até o momento, já passaram pela formação, os professores da educação infantil e os próximos serão os professores do 1º e 2º ano, chegando, consequentemente, até os professores que atuam no 9o ano.
A diretora administrativa da escola Manoel de Castro, Silvana Santana Pereira, que também participou da formação, lembrou que a educação inclusiva na rede municipal de ensino de Juazeiro do Norte possui uma credibilidade porque já vem acompanhada de perto por uma gestão comprometida que reflete diretamente nos educadores. “É uma gestão que acredita na gente”, disse a diretora. Para a Diretora da Educar Sesc Juazeiro do Norte, Mara Betânia, a parceria com a Seduc tem sido muito importante, pois reflete diretamente na qualidade de ensino e na vida dos alunos da Educar SESC que, após a realização do convênio, puderam frequentar as salas de AEE da rede municipal de ensino.
(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias