sábado, 25 de agosto de 2018

Camilo tem o maior tempo de TV e rádio

A partir da próxima sexta-feira (31) até o dia 4 de outubro, os candidatos participarão do horário eleitoral gratuito de propaganda no rádio e na televisão. A distribuição do tempo foi anunciada, ontem, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), em audiência pública na sede do Tribunal, em Fortaleza, com representantes de partidos e de veículos de comunicação. O governador Camilo Santana (PT) é quem detém a maior fatia do espaço na mídia, com seis minutos e 18 segundos em cada bloco de 25 minutos de propaganda e mais de 600 inserções ao longo da campanha. Na ocasião, foi sorteada, também, a ordem de veiculação dos programas dos candidatos a cada cargo.
Antes dessa divisão, porém, a coordenadora do juizado auxiliar da propaganda do TRE-CE, juíza Daniela Lima da Rocha, destacou tópicos do acordo que havia sido celebrado entre o Tribunal e a Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert) sobre a transmissão do horário eleitoral gratuito. Inicialmente, quatro rádios veiculariam as peças dos candidatos às eleições majoritárias e proporcionais, mas, durante a audiência pública, representantes de algumas das empresas de comunicação alegaram problemas técnicos que poderiam comprometer a programação. Uma das rádios ficou de fora.
Já as quatro emissoras de TV que gerarão o horário eleitoral gratuito não foram alteradas. Esse impasse atrasou o sorteio da ordem de exibição dos programas dos candidatos. Resolvida a questão, dúvidas sobre os horários de entrega das peças dos candidatos nos veículos estiveram entre as mais discutidas ao longo da audiência. Quanto ao horário eleitoral gratuito, ele foi dividido em dois blocos de propaganda, com duração de 25 minutos cada, tanto no rádio como na TV, com exibições em dias alternados para cada um dos cargos em disputa.
 No rádio, a propaganda dos candidatos a senador, governador e deputado estadual vai ao ar às segundas, quartas e sextas, de 7h às 7h25 e de 12h às 12h25. Já para as candidaturas a deputado federal e a presidente da República, os programas serão exibidos às terças, quintas e sábados, de 7h às 7h25 e de 12h às 12h25.
Enquanto isso, na TV, o horário eleitoral gratuito dos postulantes a senador, governador e deputado estadual será transmitido, assim como no rádio, às segundas, quartas e sextas, de 13h às 13h25 e de 20h30 às 20h55. Para os candidatos a deputado federal e presidente da República, a propaganda na televisão será veiculada às terças, quintas e sábados, de 13h às 13h25 e de 20h30 às 20h55.
(DN)

Últimas notícias