quinta-feira, 30 de março de 2023

STF tem maioria para derrubar prisão especial a quem tem diploma

(Foto: Gláucio-Dettmar/Ag-CNJ)

O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para derrubar a possibilidade de prisão especial a detidos com curso superior. O julgamento é realizado em plenário virtual e, até esta 5ª feira (30.mar.2023), 6 ministros votaram contra o benefício. 

O relator, ministro Alexandre de Moraes, considerou que a medida é “inconciliável” com o princípio da isonomia. Para Moraes, a prisão especial funciona como uma “medida estatal discriminatória” que reforça desigualdades. Ele considera que existe um “tratamento inequivocadamente diferenciado” na modalidade e que a concessão do direito a portadores de diplomas é uma “verdadeira ‘jabuticaba’ brasileira“, disse Moraes.

“Apenas o fato de a cela em separado não estar superlotada já é circunstância que, por si só, acarreta melhores condições de recolhimento aos beneficiários desse direito, quando comparadas aos espaços atribuídos à população carcerária no geral – que, como se sabe, consiste em um problema gravíssimo em nosso país, podendo extrapolar em até 4 vezes o número de vagas disponíveis“, afirma Moraes.

 Acompanharam o voto do relator os ministros Cármen Lúcia, Rosa Weber, Dias Toffoli, Edson Fachin e Roberto Barroso.

(leia mais no www.poder360.com.br)


Últimas notícias