terça-feira, 28 de março de 2023

STF debate responsabilidade de provedores e redes sociais


O Supremo Tribunal Federal (STF) discute nesta terça-feira (28.mar) a retirada de conteúdos ofensivos da internet, mesmo sem a necessidade de determinação da Justiça. O assunto será debatido em uma audiência, convocada pelos ministros Dias Toffoli e Luiz Fux. Eles são relatores de ações que tratam da responsabilidade de provedores na retirada do ar de notícias falsas e discursos de ódio, de forma extrajudicial. No centro da discussão estão as regras do Marco Civil da Internet.

Na audiência, os ministros querem ouvir a opinião de especialistas e representantes do setor público e da sociedade civil para sem embasarem antes de julgar o assunto. Representantes do Google e do Facebook (Meta) foram convocados. Também é esperada a participação dos ministros da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, e dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.

A sociedade civil será representada pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O processo relatado por fux vai decidir se uma empresa que hospeda site tem a obrigação de fiscalizar conteúdos ofensivos e retirá-los ao ar, sem intervenção judicial. A ação relatada por Dias Toffoli julga a constitucionalidade  do Marco Civil da Internet, que exige ordem judicial prévia para responsabilização dos provedores por atos ilícitos.


Últimas notícias