quarta-feira, 29 de março de 2023

Solidariedade coletiva: os benefícios de ser uma empresa doadora do Mesa Brasil

Foto: Divulgação

Há mais de 20 anos o programa Mesa Brasil do Sesc realiza no Ceará um trabalho de combate à fome e ao desperdício. Reconhecido como o maior banco de alimentos do País, ele contribui para a redução da condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Isso só é possível graças a uma rede de solidariedade abrangente, composta principalmente por empresas doadoras. Atualmente, o Mesa Brasil Ceará conta com 519 doadores cadastrados, responsáveis por uma ação verdadeiramente coletiva e solidária.

Os parceiros doadores do Programa são bem diversos, vão desde a pessoa física, que além de doações diretas pode também fazer sua contribuição por meio de Pix; à pessoa jurídica; passando pelo microempreededor até grandes empresas, redes de supermercados, atacados, frigoríficos, panificadoras e granjas, por exemplo. Mas assim como se dispõem a doar e contribuir para que o Mesa Brasil cumpra a sua missão, essas empresas também são beneficiadas por meio do Sesc.

Nesta parceria, o Sesc promove ações educativas que focam nos diversos temas que permeiam a segurança alimentar e nutricional, como palestras sobre nutrição e saúde, capacitação em boas práticas, avaliação nutricional, oficinas de aproveitamento integral e outros temas, além de outras iniciativas, como as carretas odontológicas e atividades culturais. “Vai muito da necessidade de cada empresa. As vezes o parceiro solicita uma avaliação nutricional, uma palestra sobre nutrição saudável, ou até um show de humor”, explica a coordenadora do Mesa Brasil Ceará, Lidiane Fernandes.

Ela destaca também que por meio do Mesa Brasil, as empresas podem obter benefícios financeiros, como o abatimento de impostos pelo incentivo fiscal das doações e ainda redução nos custos com descarte de produtos, uma vez que todos os produtos que perderam valor de venda, mas tem qualidade para consumo, são doados ao Programa. “Desse modo, quando nós coletamos, estamos contribuindo para a redução de custos de descarte das empresas doadoras. Antes, a empresa pagaria um valor por descartar cada quilo de produto, e como uma parte foi doada, o valor consequentemente fica menor”, explica.

Lidiane avalia que essas ações ofertadas pelo Mesa Brasil às empresas doadoras, as engajam na missão do Sesc e fazem a rede de solidariedade e combate à fome crescer e se fortalecer. “Dessa forma, a gente estimula para a transformação de muitos conceitos dentro das empresas em geral. Essas ações que oferecemos aos doadores são positivas na medida em que provocam também a transformação não só de quem recebe, mas de quem doa, e assim difundimos a luta pela segurança alimentar e nutricional como uma missão de todos”, pontua.

Caminho da doação

Antes dos alimentos chegarem até os beneficiados, o Mesa Brasil, primeiramente, recolhe as doações das empresas parceiras. Após todo um rigoroso processo de seleção, os alimentos são acondicionados e, posteriormente, distribuídos para as instituições cadastradas, cerca de 720 em todo o Ceará.

Os doadores estabelecem o local, os dias e horários para a retirada da doação. Técnicos do programa avaliam a qualidade dos alimentos, as condições de consumo e transporte adequados. Eles também realizam visitas técnicas e garantem o destino idôneo das doações. O Programa dispõe de equipe técnica e operacional para executar com eficácia a retirada e distribuição da doação, além do acompanhamento e monitoramento das ações.

Os bancos de alimentos ficam sediados em Fortaleza, que atendem à Capital e à Região Metropolitana; na cidade Sobral, com abrangência para a Região Norte; em Iguatu, que atende o Centro-Sul do Estado; e Cariri, com sede em Juazeiro do Norte

Últimas notícias