segunda-feira, 27 de março de 2023

Crato realiza III Conferência Municipal de Cultura

 

A Secretaria de Cultura do Crato realizou na noite de 24 de março a solenidade de abertura da III Conferência Municipal de Cultura. O momento aconteceu no Salão de Atos José Newton Alves de Sousa, da Universidade Regional do Cariri (URCA) e contou com a presença de artistas, articuladores, culturais, Mestres da Cultura, representantes do Executivo, Legislativo e comunidade em geral.

Abrindo a solenidade, o educador cultural, João do Crato, conclamou os grupos a se apresentarem no palco, iniciando com Mestra Zulene Galdino, Reisado do Mestre Aldernir, Abidoral Jamacaru, Coco da Scan e a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto foram alguns dos nomes que abrilhantaram o evento.

Após as apresentações foi formada a mesa de autoridades composta pelo vice-prefeito, André Barreto, representando o chefe do Executivo Municipal, Zé Ailton Brasil, o vereador, Pedro Lobo, o representante da Secretaria de Cultura do Estado, Isaac Apolônio, Jessika Cariri, do Conselho Estadual de Políticas Culturais, a Professora Fabiana Vieira, Presidente do Conselho de Cultura do Crato e Ricardo Alves, da Comissão Cearense Cultura Viva.

A Professora Fabiana Vieira, Presidente do Conselho de Cultura do Crato, falou sobre a necessidade de um olhar mais amplo para a cultura local, questionou a funcionalidade de alguns equipamentos importantes e pontuou o apoio da gestão atual no que diz respeito a certificação dos Pontos de Cultura e a politica de Editais que auxiliam de forma significativa no fomento a Cultura. O Vereador Pedro Lobo evidenciou seu apoio junto ao Legislativo no incentivo a politicas públicas que auxiliem a Cultura e suas tradições.

"A Cultura cratense é de uma riqueza inigualável, a gestão vem trabalhando para que possamos garantir maiores percentuais para o orçamento da cultura local", disse o vice-prefeito, André Barreto".

O Secretário de Cultura, Amadeu de Freitas, disponibilizou algumas informações sobre os encaminhamentos para hoje, sábado, 25, onde estarão reunidos delegados eleitos durante as pré Conferências para a definição e aprovação das diretrizes para a Elaboração do Plano Municipal de Cultura, o que contribuirá com a consolidação do Sistema Municipal de Cultura do Crato.

Ao final da cerimônia de abertura o representante da Secretaria de Cultura do Estado, Isaac Apolônio proferiu palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura, explicando o funcionamento do processo de gestão e promoção das políticas públicas de cultura democráticas e permanentes, pactuadas entre União, Estado, Municipios e a sociedade.

Últimas notícias