quinta-feira, 7 de julho de 2022

Morre o ex-deputado federal Iranildo Pereira


Morreu, nesta noite de quarta-feira, em Fortaleza, o ex-deputado federal Iranildo Pereira (83). Ele estava internado no Hospital São Carlos e foi vítima de problemas cardiacos e circulatórios.

Iranildo, que deixa viúva e dois filhos, era um dos políticos da geração do antigo MDB que brigava politicamente com a extinta Arena. Foi atuante na luta contra a ditadura e pela redemocratização do País. Era um dos correligionários do falecido Paes de Andrade, que foi presidente da Câmara e chegou a ocupar a presidência da República. 

O velório acontecerá a partir das 8 hora desta quinta-feira, na Funerária Ternura, onde, às 14 horas, haverá a celebração de missa. Familiares informaram que o corpo deverá ser cremado.

Filho de Antônio Pereira de Oliveira e Adália Pereira da Silva, foi advogado formado na Universidade Federal do Ceará em 1963. Nesse mesmo ano, tornou-se diretor do Departamento de Proteção ao Menor.

Começou sua carreira política como candidato a vice-prefeito de Santana do Cariri, sua cidade natal,  via PSD em 1962, mas não obteve êxito. Adversário político do Regime Militar de 1964, filiou-se ao MDB e nesta legenda figurou como suplente de deputado estadual em 1966 e 1970 e suplente de deputado federal em 1974.

Eleito deputado federal em 1978, migrou para o PMDB com o retorno do pluripartidarismo em 1980 e ficou na suplência nos pleitos seguintes exercendo o mandato sob convocação, assim como perdeu a eleição para deputado estadual em 1990. Em 2006 foi candidato a vice-governador do Ceará pelo PL, mas não obteve êxito. 

Últimas notícias