terça-feira, 26 de julho de 2022

Câmara de Crato aprova piso salarial dos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias

 

Foto: Divulgação Ascom

A Câmara dos Vereadores de Crato aprovou em regime de urgência, nesta segunda-feira (25/07), PL 2107001/2022, de autoria do Poder Executivo, que prevê o novo piso salarial de dois salários mínimos (R$ 2.424,00) para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

A aprovação ocorreu durante duas sessões extraordinárias.

Durante a reunião, os parlamentares reforçaram a importância do trabalho realizado pelas categorias e a necessidade de aprovação do piso. 

Fizeram o uso da palavra os vereadores: Alex Saraiva (PSB), Marquim do Povão (MDB), Lucas Brasil (PCdoB), Dr. Dudé (PSB), Professora Lurdes de Carlim (PT), Luís Carlos (PDT), Mateus Leite (PDT), Thiago Esmeraldo (PP), Marcondes da Vila( MDB) e Antônio de Mano( PT), que reforçaram apoio ao projeto. A sessão contou ainda com a participação do Deputado Estadual Pedro Lobo (PT).

Com pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça, e de Finanças e Orçamento. A matéria foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.

O presidente da Câmara, vereador Florisval Coriolano (PRTB), disse que os parlamentares estavam ansiosos para votar o PL, por  se tratar de uma luta antiga dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias. Ele ressaltou ainda que mesmo em período de recesso, a presidência da câmara convocou as sessões para apreciar a matéria. 

A agente Comunitária de Saúde, Natália Esmeraldo, relembrou da luta pelo piso e destacou que após anos, a matéria foi aprovada na Câmara Federal e no Senado. O novo piso será pago pelo Governo Federal e  a prefeitura fará complementação com as progressões e insalubridades, entre outros benefícios.

Ainda pela manhã, o projeto foi encaminhado ao Chefe do Poder Executivo Cratense para a sanção da lei.

(As informações são da Assessoria de Imprensa da Casa)

Últimas notícias