domingo, 17 de julho de 2022

Crato obtém notas máximas de gestão e se destaca no Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM)


O Município do Crato é destaque no Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM), uma avaliação realizada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), e publicada no Anuário do Ceará 2022-2023.

O Município está no primeiro grupo, atrás de Sobral, junto com Fortaleza. No segundo grupo, Camocim foi seguido de Russas e Crateús. No terceiro grupo, atrás de Jijoca de Jericoacara, se destacaram Cruz e Forquilha. No quarto, Solonópole liderou o top três ao lado de Pereiro e Fortim, respectivamente.

Para a aferição são consideradas quatro dimensões: Planejamento, Recursos Financeiros, Serviços e Transparência, com base em dados recolhidos no ano de 2020. Na elaboração do levantamento, que mede o desempenho das gestões, os 184 municípios cearenses são divididas em quatro grupos populacionais: grupo 1 corresponde a cidades com mais de 100 mil habitantes; grupo 2 entre 50 mil e 100 mil; grupo 3 entre 20 mil e 50 mil; e grupo 4 com até 20 mil.

Indicadores como transparência, planejamento da despesa, captação de recursos, restos a pagar pagos, independência tributária, complexidade tributária, despesa de pessoal, investimentos, gasto com pessoal pela receita corrente líquida, gasto com saúde pela receita corrente líquida, gasto com educação pela receita corrente líquida, índice de qualidade da educação, índice de qualidade da saúde e índice de qualidade do meio ambiente. Ao todo, são 14 indicadores avaliados para possibilitar esse resultado. O Crato obteve nota máxima em quatro (Crato) categorias.

O Anuário define o ICGM como uma iniciativa que se serve de subsídio para "a gestão pública, com evidências, para a tomada de decisão, além de promover uma competitividade saudável entre os municípios e estimular uma maior integração entre Governo e a sociedade civil". Com isso, o índice acaba sendo um instrumento importante para balizar o desempenho das administrações municipais.

Últimas notícias