sábado, 5 de fevereiro de 2022

Prefeitura de Barbalha realiza ação de prevenção e combate a dengue no bairro Malvinas

 


A Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Endemias, realizou na manhã desta sexta-feira (04), ação educativa de combate ao mosquito Aedes aegypti, no bairro Malvinas. Os agentes de combate a endemias orientaram os residentes com estratégias de combate ao mosquito.

A exposição tem o objetivo também de explicar à população as características e o período de vida em cada etapa do mosquito transmissor das doenças (Dengue, Zika e Chikungunya), de maneira didática.

Robertson Pereira dos Santos, Coordenador do Departamento de Endemias, salientou a importância de orientar os populares no combate ao mosquito. “Fazemos o trabalho de orientação com a população para eles tomarem conhecimento da condição do adoecimento da localidade. É importante a conscientização para não acumular água parada, tampar as caixas d’água e tomar cuidado nos recipientes que contêm água como reservatório para que não ocorra a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, disse.

Robertson destacou também a parceria entre gestão e população no combate ao mosquito. “Se cada pessoa fizer sua parte, a comunidade tende a adoecer menos de doenças de arbovirose, como dengue, zika vírus e chikungunya. Uma comunidade consciente, os riscos de adoecimento diminuem consideravelmente”, concluiu o coordenador.

Durante as primeiras semanas de 2022, o Setor de Endemias tem intensificado as ações de combate ao mosquito, com borrifação de inseticida e eliminação de focos do mosquito, em diversas localidades, como o Santa Terezinha, Alto da Alegria, Sítio Mata dos Dudas e Mata dos Limas. A expectativa é que ações educativas sejam realizadas em outros bairros do município, sobretudo durante o período chuvoso.

Últimas notícias