terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Prefeitura de Barbalha abre Unidade de Testagem para Dengue e Chikungunya


A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria de Saúde, abriu Unidade de Testagem para Dengue e Chikungunya nesta segunda-feira (14). A unidade está funcionando na Unidade Básica de Saúde Central, localizada na Avenida Costa Cavalcante, s/n, centro da cidade.

Moradores de Barbalha que estiverem com sintomas semelhantes aos da dengue ou Chikungunya devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência. O profissional de saúde realizará o exame clínico e, tomando por base os sinais e sintomas apresentados, encaminhará o paciente para a UBS Central para realização da sorologia/RT-PCR.

O atendimento para realização da testagem é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. De acordo com a secretária de saúde, serão realizados até 50 testes por dia.


Ações contra a dengue

A Prefeitura de Barbalha, por meio do Departamento de Endemias, tem intensificado as ações de prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e  chikungunya. A campanha “Todos contra a Dengue” já realizou intervenções educativas em diferentes bairros da Zona Urbana e Rural do município.

Além da exposição educativa sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do agente transmissor da dengue, os agentes de endemias realizam intervenções com o larvicida, que elimina as larvas do mosquito em 24 horas.  É importante destacar que o uso do larvicida é eficaz no combate às larvas, e sem nenhum problema para a saúde dos agentes e para o meio ambiente.

Últimas notícias