terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Educação do Crato recebe visita técnica do programa Crescer Aprendendo

 

A secretaria de Educação do Crato e a CREDE 18 recebem nesta segunda-feira (14), e terça-feira (15) a visita da equipe do programa Crescer Aprendendo - UWB, representado pelos técnicos Sofia Rebehy, Gilvani Grangeiro e Tais Ziegler. O município do Crato é uma das cidades do Ceará beneficiadas pelo programa.

O Programa Crescer Aprendendo, desenvolvido pela United Way Brasil, em parceria com o Governo do Estado, tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento integral na primeira infância, proporcionando às crianças brasileiras, de 0 a 6 anos, mais oportunidades e ambientes que incentivem a aprendizagem e garantam o convívio familiar e comunitário saudável.

De acordo com a secretária de educação, Germana Brito, a parceria com o programa irá desenvolver estratégias para promover a primeira infância por meio de ações que favoreçam o desenvolvimento infantil.

Focado na formação de pais e cuidadores, o programa oferece uma metodologia para creches e escolas de educação infantil com o objetivo de fortalecer a parentalidade, por meio de uma estratégia de engajamento para que pais, mães e responsáveis se apropriem de seu papel no universo da criança. Para isso, o Crescer Aprendendo compartilha conhecimentos e práticas que aprimoram a relação adulto-criança com base em vínculos afetivos de qualidade.

Durante o primeiro dia de encontro foi apresentado os resultados do Crescer Aprendendo 2021; proposta de construção da Trilha Crescer Aprendendo; apresentação da proposta do modelo híbrido em duas escolas para definição; além de definir papéis e responsabilidades no Crescer Aprendendo.

No período da tarde foi realizada a visita Guiada, no bairro da escola pré-selecionada, (CEI Nossa Senhora de Fátima), escola de implementação do modelo híbrido e espaços de Primeira Infância. A visita teve o objetivo de concluir a definição do local de construção da Trilha Crescer Aprendendo; perceber a comunidade de forma contextualizada, identificando o potencial de parceiros para a implementação da trilha, observação dos hábitos locais, e levantamento de espaços externos para receber a Trilha; conhecer as escolas que receberão a implementação do modelo híbrido do Crescer Aprendendo; visitar espaços, Praça Mais Infância e brinquedopraça.

O encontro será concluído nesta terça-feira (15) com o fechamento das demandas e contará com a oficina de planejamento das ações de continuidade para 2022.

Últimas notícias