domingo, 13 de fevereiro de 2022

Crato vai receber cerca de R$ 250 milhões de reais para a universalizar serviços de esgotamento sanitário


A cidade do Crato, nna Regiã do Cariri, vai receber cerca de 250 milhões de reais, nos próximos 35 anos, para a universalização dos serviços de esgotamento sanitário. Isso porque nesta sexta-feira, 11 de fevereiro, foi realizado o leilão para a concessão dos serviços de saneamento básico do município.

 A concessionária vencedora, a Aegea, deverá fazer melhorias nos serviços de esgotamento sanitário, que hoje atende apenas 32% da população cratense. Ao todo, mais de 130 mil habitantes serão beneficiados com a concessão. 

O projeto de concessão, estruturado pelo município em parceria com a Caixa Econômica Federal e com apoio do MDR, prevê a ampliação da rede coletora em mais de 250 quilômetros, além da construção de novas estações de tratamento de esgoto. Para a população de baixa renda, haverá cobrança de tarifa social e ligação interna de esgoto em suas moradias.

Para o prefeito do Crato, Zé Aílton Brasil (PT), este dia é histórico."O Crato passa a ter um novo momento no seu ciclo. Tendo em vista que o saneamento é saúde. A primeira consequência é a melhoria da saúde na cidade. Segunda consequência: o meio ambiente. Tendo em vista que o Crato fica ao sopé da Chapada do Araripe, há a Floresta Nacional do Araripe, uma das maiores do Nordeste, cartão postal do Nordeste, o primeiro geoparque das Américas. E do sistema de abastecimento de água do Crato hoje, 30% é de água das nascentes da cidade. 70% de águas subterrâneas. A terceira, gerando emprego e renda para a população cratense através do próprio sistema de saneamento e também turismo que deverá implementar." 

(Fonte: Brasil 61)


Últimas notícias