quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Cenário da pandemia ainda é preocupante, aponta Fiocruz

 


Em boletim divulgado nesta 4ª feira (9.fev), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou para um cenário ainda de preocupação sobre a pandemia de covid-19. Segundo a entidade, a rápida disseminação da variante ômicron e o relaxamento de algumas medidas restritivas pode aumentar ainda mais o número de casos da doença.

"Na nova onda de transmissão que iniciou em dezembro de 2021 observa-se um acelerado aumento no número de casos, com velocidade superior às anteriores, além de uma elevação no número de óbitos, ainda que em menores proporções", informou a Fiocruz. "A redução da gravidade da doença e da sua mortalidade são devidas à alta cobertura da vacinação alcançada para a população adulta e idosa", completou.

Embora o cenário atual seja diferente, os pesquisadores afirmaram preocupação com o número de internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) observado nas últimas semanas, bem como os indícios da interiorização dos casos frente à desigual cobertura vacinal no país. "Isso pode tornar populações com baixa taxa de cobertura mais vulneráveis e permitir o surgimento de novas variantes, como observado em áreas mais pobres do continente africano", explicam.


Últimas notícias