Banner_head Governo do Estado

Banner_head Câmara

terça-feira, 11 de maio de 2021

Projetos de auxílio e prevenção da diabetes, de autoria do Deputado Fernando Santana, são aprovados na Assembleia


A Assembleia Legislativa acaba de aprovar projetos que buscam a prevenção da diabetes e auxiliar pessoas que já convivem com a doença. Os textos, de autoria do Deputado Fernando Santana (PT), têm caráter indicativo e aguardam sanção do Governador Camilo Santana para entrarem em vigor. 

O projeto 29/2020, sugere a garantia de atendimento prioritário ao diabético em toda rede pública e privada de saúde durante realização de exames de jejum total. A medida visa atenuar um possível agravamento do quadro da pessoa diabética, uma vez que os níveis de açúcar no sangue desses pacientes não podem ficar muito baixos e para isso a alimentação adequada e nos horários corretos é essencial. 

“Em média o jejum total exigido na maioria dos exames é de doze horas. Um atendimento mais rápido, diminuindo o tempo de jejum, evitará complicações e o agravamento do quadro clínico do diabético, causando mal estar, tontura, desmaios e outros sintomas mais sérios” explica Fernando Santana. 

Outro projeto de indicação sobre a doença é o 31/2021, que  dispõe sobre a realização de exame anual nos alunos da rede pública estadual de ensino com objetivo de prevenção do diabetes e a promoção de campanhas educativas. 

A lei diz que o exame deve ser gratuito e realizado por profissionais da área de saúde do Estado, através de convênio entre as Secretarias da Saúde e da Educação. O parlamentar destaca que “nos casos específicos que o aluno obtiver resultado positivo, a Secretaria da Saúde do Estado disponibilizará meios de assistência médica para complementação do diagnóstico e tratamento adequado”. 

Para Fernando, é importante que a diabetes seja diagnosticada em suas fases iniciais, nas crianças, para que o tratamento seja realizado o mais breve possível, já que muitas vezes a enfermidade não produz sintomas desde o começo. 

Saiba Mais 

O parlamentar já tinha na Casa um projeto de indicação também sobre os cuidados da pessoa com diabetes. No projeto 21/19, votado e aprovado em plenário em junho de 2019, Fernando defende o fornecimento de cardápio específico a alunos portadores de diabetes nas escolas da rede pública de ensino do estado do Ceará.

Últimas notícias