quarta-feira, 19 de maio de 2021

No Crato - Centro Cultural do Cariri se aproxima dos 15% de execução


O Centro Cultural do Cariri, instalado no Crato, está com praticamente 15% de execução. O espaço vai integrar a Rede de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), como uma das metas do Governo Estadual de instalação de centros culturais nos municípios cearenses. A obra está sendo implantada através da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) com futura gestão da Secretaria da Cultura (Secult)

Para realização do empreendimento está sendo aproveitada a estrutura do antigo Hospital Regional Manuel de Abreu, desativado em 2014, fundado em 1948 como Seminário da Sagrada Família. O complexo será modernizado e receberá áreas verdes revitalizadas, considerando a restauração e conservação dos elementos arquitetônicos dos ambientes. Nesta etapa, os trabalhos se concentram em drenagem e reforma interna do prédio principal, com a recuperação de pisos e paredes e instalações hidráulicas. Outra frente de serviços atua nas escavações das fundações do teatro. No entorno do complexo são feitos serviços de pavimentação e drenagem, pela rua lateral Vicente Máximo Feitosa.

“É um espaço de 12 mil metros quadrados (m²) de área construída, integrado com um gama de espaços para promover espetáculos e exposições, salas para pesquisa e formação artística, museus, alojamentos, manufatura de artesanatos, restaurante e café, um planetário e um novo bloco equipado com teatro de 6 andares e 500 lugares”, destaca o superintendente adjunto de Edificações da SOP, Celso Lelis.

“O Centro Cultural do Cariri se insere numa política de ampliação da Rede dos Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará para democratização do acesso aos bens e serviços culturais. Mesmo que instalado no Crato, ele será um centro regional que abraça todo o Cariri, abarca todos os seus municípios e valoriza as ricas expressões e manifestações da região. Será um grande complexo social que reúne cultura e natureza na perspectiva de um centro cultural parque, compreendendo o direito às artes e à cultura como centrais para o desenvolvimento da região do Cariri e da Chapada do Araripe como patrimônio da humanidade. Com este novo Centro Cultural vamos conectar mais ainda o Cariri com o mundo”, destaca o titular da Secult, Fabiano Piúba.

Últimas notícias