quinta-feira, 18 de março de 2021

Sarto entrega 50 novos leitos exclusivos para tratamento da Covid-19, no IJF


O prefeito de Fortaleza, José Sarto, entregou, nesta quinta-feira (18/03), 50 novos leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19 no Instituto Dr. José Frota (IJF2). Com a expansão, o equipamento passa a disponibilizar 180 vagas unicamente destinadas à internação de pacientes acometidos pela doença. 

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, Sarto detalhou a logística em execução. “Ao longo desta quinta-feira, 20 leitos serão ocupados por pacientes regulados ainda hoje. De sexta-feira a domingo, os outros 30 serão preenchidos”, informou. 

De acordo com o prefeito, além da expansão já realizada, o IJF disponibilizará, em breve, 20 outras novas vagas para o tratamento da Covid-19. “Ao todo, o IJF2 tem 204 leitos. Isso significa que estamos, gradativamente, transformando este equipamento em um hospital para acolher a demanda em virtude de Covid”, afirmou, celebrando redução na demanda do IJF em quase 30%. 

“Devido ao isolamento social rígido, o número de traumas e de mortes ocasionadas por acidentes de trânsito caíram significativamente. Isso representa uma quantidade mais expressiva de leitos livres para o acolhimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus”, pontuou. 

Ampliação da capacidade assistencial

Diante dos dados epidemiológicos e assistenciais vigentes, marcados pelo aumento do número de casos e de internações em virtude da Covid-19, a Prefeitura de Fortaleza segue ampliando a capacidade assistencial dos equipamentos de saúde do Município. 

“Ao longo deste segundo pico da pandemia, já entregamos 809 leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19, incluindo vagas de enfermaria, de terapia intensiva e de observação. No primeiro pico, o total de leitos oferecidos chegou a 791. Portanto, hoje, ultrapassamos a ampliação assistencial realizada em 2020”, ressaltou. 

Em gradativa implantação, a estrutura paralela deverá atingir, em breve, 1.038 leitos exclusivos para o tratamento da doença. “Estamos realizando a implantação de forma estratégica”, assegurou. 

Novas remessas de imunobiológicos

Sarto informou, ainda, que a campanha de vacinação contra a Covid-19 recebeu reforços a partir da chegada de novas remessas de imunobiológicos. “Já recebemos e estamos distribuindo, para a aplicação de primeiras doses, 22 mil vacinas. Para as segundas doses, já temos novas 21 mil vacinas da Coronavac”, anunciou. 

Esforços intersetoriais

O cumprimento das orientações sanitárias previstas em decreto é fundamental no controle da disseminação viral, a exemplo do distanciamento social, do uso de máscaras e da higienização adequada de mãos.

“O Município vem expandindo o número de leitos assistenciais, vacinando a população pertencente aos grupos prioritários e fiscalizando estabelecimentos que venham a descumprir as orientações determinadas pelo isolamento social rígido. Mas a colaboração de todos é fundamental neste momento. Apesar dos investimentos em saúde, há uma sobrecarga em hospitais públicos e privados. Portanto, este não é o momento para adoecer. É preciso ficar em casa para reduzir a circulação viral e a disseminação da doença”, alertou.

Últimas notícias