quinta-feira, 18 de março de 2021

Juiz David Sombra é reconduzido à Corte do TRE-CE


O jurista David Sombra Peixoto foi reconduzido, nesta quinta-feira, 18, ao cargo de juiz titular da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, na categoria jurista. A posse foi realizada de forma online e transmitida no Canal do TRE-CE no YouTube. 

A solenidade de posse foi comandada pelo presidente em exercício do TRE-CE, desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto. Também estiveram presentes, o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, em exercício, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos;  o desembargador Gladyson Pontes; os juízes do Pleno, Eduardo Scorsafava, Roberto Viana Diniz, José Vidal, Kamile Castro, Roberto Bulcão e Érico Silveira; a procuradora regional eleitoral, Lívia Maria Sousa; o diretor-geral do TRE, Hugo Pereira Filho, bem como servidores do Tribunal.

Solenidade 

No evento, o desembargador Inácio Cortez empossou o jurista David Sombra e destacou o imenso prazer em recebê-lo de volta à Corte. "Tenho certeza de que o senhor continuará, como sempre, honrando sua conduta, através de votos sábios, sem nenhuma interferência e sempre primando pela lealdade." Ressaltou, ainda, o ecletismo da Corte, composta por membros do Judiciário Estadual, Federal e da Advocacia, e o papel que o juiz continuará exercendo como magistrado, mantendo-se sempre firme em seus convencimentos. 

Após os cumprimentos dos membros do Pleno, o juiz David Sombra saudou todos os presentes, bem como o desembargador Haroldo Máximo, e agradeceu a Deus, aos familiares e aos colegas de escritório, aos colegas magistrados que concorreram com ele e aos membros da Corte e do TRE. O jurista afirmou: "Atribuo essa minha recondução e quero compartilhar essa conquista com todos os membros da Corte, pois foi aqui que, efetivamente, no exercício da magistratura eleitoral, pude absorver os conhecimentos de Vossas Excelências".

O juiz, em sua fala, homenageou seus pais, dedicando a recondução ao seu pai, cujo aniversário foi no dia 17/3. Por fim, declarou estar "firme no compromisso de julgar conforme a lei, de forma independente e absorvendo o conhecimento de todos os membros julgadores''. 

Escolha

No dia 3/12/2020, o Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em sessão aberta transmitida ao público por videoconferência e votação nominal, presidida pelo desembargador Washington Araújo, elegeu a lista tríplice referente à escolha de um membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), na classe de jurista. Compuseram a lista os advogados David Sombra Peixoto, Reginaldo Castelo Branco Andrade e Francisco Érico Carvalho Silveira. 

O juiz David Sombra foi escolhido pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, por meio de Decreto publicado no Diário Oficial da União em 18 de março de 2021, conforme artigos 84, XVI, 120, § 1º, III, e 121, § 2°, da Constituição Federal de 1988, e com os artigos 11 e 12 do Regimento Interno do TRE-CE.

Últimas notícias