Banner_head Governo do Estado

Banner_head Câmara

sexta-feira, 12 de março de 2021

Guimarães requer inclusão de agricultores familiares em grupo prioritário da vacinação


O líder da Minoria na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT/CE), apresentou Indicação (INC nº 219/2021) em que solicita a inclusão de  agricultores e agricultoras familiares entre os grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19. 

Segundo Guimarães, esses profissionais estão entre os que mais sofrem com as restrições da pandemia. “Boa parte da comercialização da colheita é feita de forma direta, em feiras livres, que têm sofrido diminuição de público, ou entregas domiciliares.  As formas de escoar a produção estão restritas, dificultando o acesso a alimentos, preço e renda dos produtores”, avalia.

José Guimarães sustenta que as medidas em tramitação na Câmara de apoio aos trabalhadores do campo, ainda que importantes, são insuficientes, principalmente após o veto do presidente Jair Bolsonaro à Lei Assis Carvalho, aprovada em julho passado. Entre os pontos descartados pelo presidente, estavam a concessão do auxílio emergencial de R$ 600 e a garantia de um programa de apoio às atividades campesinas. 

“O contato com outros agentes é fundamental para escoar o plantio dessas famílias. Só a vacina vai trazer garantia de volta à normalidade de produção e vendas para esse setor que garante alimentação na mesa de muitos brasileiros”, conclui.   

Leia a íntegra da INC nº 219/2021: https://bit.ly/30cG6HIhttps://bit.ly/30cG6HI

Últimas notícias