segunda-feira, 6 de julho de 2020

Polícia Civil apreende em Fortaleza 58 kg de cocaína em carga de mangas destinada à Europa


A Polícia Civil apreendeu, em Fortaleza, 58 kg de cocaína em uma carga de mangas oriunda do Vale do São Francisco que seria exportada para a Europa. As informações foram divulgadas na manhã desta segunda-feira (06), em uma coletiva de imprensa. Um pernambucano e um mineiro foram presos na diligência realizada pela Delegacia de Roubos e Veículos de Carga (DRFVC).

A ação, de acordo com o delegado geral da DRFVC, Diego Barreto,  é o desdobramento de uma operação de outubro de 2019, em que foram  confiscados 607 kg da mesma droga, em uma, também, carga de mangas, sendo a maior apreensão de cocaína já feita pela PC do Ceará. O caso aconteceu em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

"O curioso é que as características se repetem. Mangas vindas do Vale do São Francisco com destino à Europa, passando pelo nosso estado. Eles usam até de mecanismos para disfarçar o cheiro da droga, para despistar o rastreio por cães farejadores", afirmou Diego Barreto.

De acordo com a Corporação, a apreensão dos 58 kg de cocaína foi realizada na última quinta-feira (02), quando, após investigações, policiais interceptaram um caminhão no qual os dois suspeitos estavam, no bairro Vicente Pinzón. A droga estava sendo transportada no contêiner do veículo, junto à carga de mangas.

A Polícia informou que os suspeitos levariam a carga para um porto marítimo, do qual seria exportada para o continente europeu. Eles foram identificados como Rodrigo da Silva Conegundes, natural de Palmares, Pernambuco, e o ajudante de caminhoneiro, o mineiro Gemerson Alves de Jesus, 31, nascido em Itaobim.

Conforme a Instituição, a droga foi encontrada no compartimento do caminhão após uma busca. Os 58 kg de cocaína, dispostos em 50 tabletes, estavam camuflados entre as 25 toneladas de manga vindas do Vale do São Francisco, região do rio que abrange os estados de Minas Gerais, Pernambuco e Bahia.

Os dois suspeitos, de acordo com a Polícia, receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia de Roubos e Veículos de Carga (DRFVC), onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas. Foram apreendidos ainda o caminhão e um semirreboque. O caso segue sendo investigado.

Frutas doadas ao ‘Mais Nutrição’

A carga de mangas apreendida nessa última quinta-feira (02) foi, informou a Corporação, doada ao programa ‘Mais Nutrição’, iniciativa do Governo do Estado do Estado do Ceará que “visa a segurança alimentar e nutricional de crianças atendidas por entidades cearenses.

Maior apreensão de cocaína da história 

No dia 15 outubro de 2019, 607 kg de cocaína foram apreendidos pela Polícia, o maior confisco da droga já feito pela PC do Ceará. O material estava, também, um carga de mangas, situado em um galpão situado no município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Conforme a Polícia, o grande montante da droga  seria enviado para a Europa e foi avaliado em mais de R$90 milhões, de acordo com a Polícia Civil. Um motorista goiano e um  ajudante de caminhoneiro baiano, que não tinham passagens pela Polícia, foram presos e autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

(Diário do Nordeste) 

Últimas notícias