Banner Governo do Estado

terça-feira, 28 de julho de 2020

Em debate de pré-candidatos do PDT, Sarto defende ampliação das vagas no ensino infantil*


Pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PDT, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto, defendeu, na noite desta quinta-feira (28), a ampliação da oferta de vagas no ensino infantil. Para promover o melhor desenvolvimento na primeira infância, ele afirma que também é necessário investir em capacitação de educadores e intersetorialidade com outras áreas.

“A gestão do prefeito Roberto Cláudio avançou muito na educação infantil e o maior desafio é ampliar a educação na primeira infância, período em que se formam as relações cognitivas, e reconhecer o trabalho de quem milita nessa área”, defendeu o deputado durante debate com prefeituráveis do PDT sobre Educação e Cultura.

O encontro virtual foi mediado pelo senador Cid Gomes (PDT) e contou com a participação do pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PSB, Élcio Batista. Na ocasião, Sarto reforçou a necessidade de manutenção do Fundeb, proposta já aprovada na Câmara dos Deputados e que agora será apreciada no Senado.

“Quero parabenizar a bancada do PDT pela atuação em defesa do Fundeb, parabenizar todos os educadores pela mobilização nacional, (o deputado federal) Idilvan (Alencar) encabeçou muito bem essa luta na Câmara Federal. A educação é uma tradição de luta do PDT, desde Brizola”, enfatizou.

Na avaliação dele, é importante premiar quem compreende as prioridades na educação e atinge as metas. “Creio que além de melhorar o financiamento da educação, é preciso estimular o mérito (de escolas que alcançam as metas) e repartir a discussão sobre a política educacional com professores, conselhos de pais e alunos”, argumentou.

Sobre cultura, ao ser questionado sobre incentivo aos artistas em meio à pandemia, ele mencionou o Festival de Música da Assembleia, que será realizado de forma virtual nos próximos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto, às 19h30min, com transmissões ao vivo pela TV, Rádio, Site e Redes Sociais da Casa.

“Um exemplo de incentivo aos artistas em meio à pandemia é o 2º Festival de Música da Assembleia. Não será presencial. A assembleia vai premiar artistas e o prêmio financeiro é o que menos importa. Mais importante é valorizar a diversidade e genialidade da nossa cultura”, disse.

Série de debates

Sarto é pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PDT ao lado do deputado federal Idilvan Alencar, do deputado estadual Salmito Filho e dos ex-secretários municipais Ferruccio Feitosa e Samuel Dias. Essa já é a terceira Live realizada pelo partido. A primeira teve o objetivo de apresentar os candidatos e a segunda discutiu Saúde e Vida. Nesta terça (28), o tema foi “Cultura e Juventude”. Na próxima quinta-feira, às 18 horas, o debate vai abordar Mobilidade, Espaço Público e Meio Ambiente.

Últimas notícias