quinta-feira, 23 de julho de 2020

Sarto se diz estimulado com pré-candidatura num momento em que obscurantismo tenta chegar a Fortaleza




O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto (PDT), afirmou, na noite desta quarta-feira (22), durante debate de pré-candidatos do PDT à Prefeitura de Fortaleza, que se sente honrado em compor a lista do partido e elogiou os demais pré-candidatos. “Me sinto estimulado a participar do processo nesse momento em que ondas de obscurantismo, preconceito e conservadorismo exacerbado tentam chegar à nossa Cidade”, disse.

Durante a Live, mediada pela vice-governadora Izolda Cela e transmitida pelas redes sociais de lideranças pedetistas e dos pré-candidatos, Sarto compartilhou sua trajetória de vida e política. Segundo ele, trabalhando como médico na periferia de Fortaleza, em meio ao processo de redemocratização do País em 1988, foi incentivado a entrar na vida pública. “Fui eleito vereador e tive o privilégio de parceirizar o projeto de Fortaleza concebido pelo jovem prefeito Ciro Gomes, que teve desempenho nacional, que o lançou para o quadro nacional”, pontuou.


O pré-candidato contou que a experiência o fez conhecer ainda mais as carências da população de Fortaleza. Tornou-se, então presidente da Câmara Municipal e, em seguida, foi eleito deputado estadual em 1994. Sarto enfatizou a alegria de ter sido o candidato mais votado na Capital, quando historicamente deputados eleitos se destacavam pelo desempenho eleitoral no Interior.

Sarto (@drsarto) | TwitterNa Assembleia, foi líder de Governo durante a gestão do então governador Cid Gomes, defendendo “um projeto que priorizava e prioriza a educação, a saúde pública, a segurança, a mobilidade”. Como ele explica, a gestão de Cid foi embrião de um projeto para a cidade de Fortaleza, bem representado pelo jovem médico Roberto Cláudio.

“Também tive a honra de ser seu vice-presidente (na Assembleia) e procurei colaborar na construção desse projeto de Fortaleza, liderado pelo Cid aqui no Estado, pelo Ciro nacionalmente, e graças a Deus conseguimos colocar esse projeto em andamento”, destacou, elogiando a atuação do prefeito Roberto Cláudio, que trouxe avanços expressivos para Fortaleza.

“Fortaleza tem características que são muito peculiares, que são o povo acolhedor, a generosidade desse povo, o vanguardismo dessa cidade”, acrescentou, reforçando a honra de ser pré-candidato para o desafio de governar a Capital cearense.

Para ele, Fortaleza é também uma cidade complexa e o desafio do próximo gestor será trabalhar para reduzir a desigualdade social. Diante disso, é preciso pensar na população desempregada, incluindo jovens que nem trabalham, nem estudam “Isso é preocupante. Isso é uma cadeia que se liga por elos, como aumento da violência, ociosidade. Essa turma tem que ser priorizada”, disse, enfatizando a necessidade de um debate aberto, com a participação da universidade e da sociedade civil organizada. Diante do cenário, além de intensificar ações de educação e capacitação, ele defendeu o projeto de Areninhas, realizado pela atual gestão.

Série de debates
Sarto é pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PDT ao lado do deputado federal Idilvan Alencar, do deputado estadual Salmito Filho e dos ex-secretários municipais Ferrúccio Feitosa e Samuel Dias. Ontem, a primeira Live foi mediada pela vice-governadora Izolda Cela, também do PDT. Nesta quinta-feira, às 18 horas, será realizado um novo debate. Desta vez, discutindo saúde.

Últimas notícias