quarta-feira, 29 de julho de 2020

Apoio do PSD a pré-candidatos antigovernista coloca Domingos Filho de novo na mira da base do governo estadual


O apoio declarado via redes sociais do ex-ministro Ciro Gomes ao pré-candidato a prefeito de Caucaia Elmano Freitas (PT) é duro recado as pretensões políticas do ex-vide-governador Domingos Filho (PSD).

Mais do que um gesto de apoio ao petista e a um possível gesto que poderá até render em breve aliança com o PT na Capital, Ciro deixa claro que não aceitará outra rebeldia de Domingos Filho na base eleitoral do governo estadual, liderada pelo governador Camilo e os Ferreira Gomes.

Em 2016, Domingos Filho foi expulso do grupo, após bancar candidatura do deputado Sérgio Aguiar à presidência da Assembleia Legislativa contra indicação do FGS que manteve Zezinho Albuquerque no comando da casa Legislativa.

Depois de ser aceito de volta pelos Ferreira Gomes à base política do governo, Domingos Filho e o deputado federal Domingos Neto (PSD), têm buscado desde ano passado arregimentar forças no interior cearense não só tirando prefeitos e lideranças do MDB, mas também colocando em xeque a alianças construídas por Cid, Ciro e Camilo em todas as regiões cearenses.

NO CARIRI

E aqui no Cariri, é do conhecimento de todos, que os prefeitos Arnon Bezerra (PTB) e Zé Aílton Brasil (PT), são preferidos da base governista, incluindo aí o FGS e o governador Camilo para a reeleição.

No entendimento de lideranças nesses dois municípios, Domingos Filho ao procurar fazer alianças e fortalecer a pré-candidatura  de adversários de Arnon e Zé Aílton, em Juazeiro do Norte e no Crato, respectivamente, estaria fortalecendo os adversários do grupo governista na capital e nas principais cidades interioranas. Esse grupo tem a liderança do deputado federal Capital Wagner (Pros).

Pré-candidatos como Glêdson Bezerra (Podemos), em Juazeiro; e Aloísio Brasil, no Crato; têm apoio do deputado Capitão Wagner.  Pré-candidatos como Giovanni Sampaio e Normando Sóracles que também dizem compor a base governista, mas estariam em segundo plano, pelo menos nesse momento, por comporem base de PSD em Juazeiro.

E assim, o líder máximo do PSD no Ceará, estaria contrariando interesses políticos da base de governo na região.

Daí o recado dado por Ciro Gomes nas redes sociais.

O apoio a Elmano de Freitas em Caucaia é um contraponto à reeleição de Naumir Amorim , hoje filiado ao PSD e um dos principais aliados do grupo de Domingos Filho.

Enfim, trata-se de um recado aqueles que se dizem da base governista, mas na prática passam outra percepção.

Ciro não é de brincadeira.

Últimas notícias