Banner Governo do Estado

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Em debate com pré-candidatos do PDT, Sarto propõe ampliação de espaços públicos


Pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PDT, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto, afirmou, na noite desta quinta-feira (30), que Fortaleza é uma cidade densa, complexa, afetada pela desigualdade social, e o urbanismo deve garantir o acesso da população a espaços públicos, especialmente em bairros com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixo.

“Comecei minha vida pela Barra do Ceará. Andando na Mozart Lucena, vi aquilo nascer. Fui o primeiro médico plantonista no Gonzaguinha da Barra. Fortaleza cresceu assustadoramente. Os espaços públicos precisam acompanhar esse crescimento”, pontuou, durante o quarto debate com prefeituráveis pedetistas, que teve como tema “Mobilidade, Urbanismo e Meio Ambiente” e foi mediado pelo secretário-executivo de Conservação e Serviços Públicos do Município, Luiz Alberto Sabóia.

Segundo Sarto, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) acerta ao instalar Areninhas em bairros com mais baixo IDH. Na avaliação dele, além de incentivo à prática de atividade física, o projeto vai além e cria espaços de convivência, leva iluminação pública, estimula microempreendedores.

Sobre mobilidade urbana, Sarto enfatizou que a boa política traz repercussões em diferentes campos da vida da população, como saúde, bem-estar e emprego. “A rua é ambiente de convivência. É feita primeiro para o pedestre, o carro vem depois”, disse.

Na opinião de Sarto, é preciso assegurar a preservação da política de mobilidade urbana da atual gestão, que deu certo. “O Bilhete Único reduz o tempo que o trabalhador e a trabalhadora gastam para ir e vir. A pessoa chega em casa mais cedo e reparte com sua família o seu afeto, a sua convivência. Como médico, posso dizer que isso diminui estresse, ansiedade”, argumentou.

O deputado mencionou a redução de acidentes de trânsito registrada nos últimos e apontou benefícios indiretos para saúde, a partir do estímulo ao uso de bicicletas, que é também menos poluente. “Como médico, posso afirmar que a mobilidade tem fator fundamental. Acidentes de trânsito têm reduzido ano após ano. Indiretamente, as mortes por acidente cardiovascular também são diminuídas porque quem usa bicicleta está se exercitando, melhorando circulação, obesidade, hipertensão”, defendeu.

Durante o encontro, Sarto mencionou a preocupação com quem depende de ônibus para se deslocar. “Precisamos qualificar ainda mais o transporte público, porque é nele que o nosso trabalhador vai sair de manhã bem cedo. Vem do Ancuri trabalhar no Meireles, vem da Barra trabalhar no Centro. É preciso garantir transporte rápido, com segurança e conforto”, destacou..

Série de debates

Sarto é pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PDT ao lado do deputado federal Idilvan Alencar, do deputado estadual Salmito Filho e dos ex-secretários municipais Ferruccio Feitosa e Samuel Dias. Essa já é a quarta Live realizada pelo partido. A primeira teve o objetivo de apresentar os candidatos. Na sequência, foram discutidos os temas “Saúde e Vida” e“Educação e Cultura”. Na próxima terça-feira (4/8), às 18 horas, haverá novo debate.

Últimas notícias