quarta-feira, 17 de julho de 2019

Heitor Freire chega ao sexto mês de mandato


'Parece que foi ontem'. A subida à tribuna do Plenário Ulysses Guimarães para o primeiro discurso oficial do deputado federal Heitor Freire (PSL-CE) aconteceu em 01 de fevereiro, mas não parece que foi há tanto tempo assim. Desta data até julho, o trabalho do parlamentar foi crescendo de forma exponencial: mais de 100 proposições protocoladas na Câmara (entre elas, 71 Indicações e 21 Projetos de Lei), viagens internacionais para representar o parlamento, relacionamento direto com o Poder Executivo, e a agenda lotada de compromissos em Brasília e no Ceará, marcaram o primeiro semestre de mandato.

Em 'contagem regressiva', alguns destaques foram:

Julho
Nesse mês ocorreu o primeiro turno e aprovação da PEC da Nova Previdência na Câmara. Heitor Freire foi membro titular da Comissão Especial que analisou a matéria. O deputado também abriu mão do benefício da aposentadoria especial.

Junho
Em junho, Heitor Freire saiu na defesa do ministro Sergio Moro protocolando uma representação na Procuradoria Geral da República para a apuração dos vazamentos de supostos diálogos entre Moro e membros da força tarefa da Lava Jato, tendo como base a Lei de Segurança Nacional.

Maio
No mês de maio, o parlamentar comemorou uma grande vitória, com a assinatura da ordem de serviço para a recuperação do açude Lima Campos, em Icó. A demanda foi solicitada pelo deputado ao ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, que autorização a liberação de recursos. O total do montante liberado foi de R$ 10.447.999,66.

Abril
O mês de abril contou com dois projetos de Lei voltados à educação: Um deles (PL 1929/2019) diz respeito à escolha dos reitores das universidades federais, que hoje é feita por uma lista tríplice indicada pela própria universidade. A outra iniciativa diz respeito ao Projeto de lei 1930/2019, que revoga o título de patrono da educação brasileira do pedagogo Paulo Freire.

Março
O deputado federal Heitor Freire (PSL-CE) realizou visita ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC). O ato resultou em solicitação ao Ministério da Educação repasse de recursos (R$ 30 mil) para custeio mensal da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP) da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), que oferece acolhimento humanizado, orientações de saúde e autocuidado, cuidados e acompanhamento especializado.

Fevereiro
Em resposta a onda de ataques orquestrados que aterrorizou moradores de diversos municípios cearenses no início do ano, Heitor Freire apresentou em seu primeiro dia de mandato o projeto de lei 492/2019, para tratar as facções criminosas como organizações terroristas. O deputado também realizou audiência com o Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, que apresentou tecnologia israelense que conheceu durante visita ao país no início do ano. Dentre elas, máquinas que transformam a umidade do ar em água. O ministro Marcos Pontes garantiu que uma dessas máquinas virá para o Ceará.

Futuro
Terminado o recesso, uma nova jornada se inicia: além do segundo turno de votação da PEC da Nova Previdência, Heitor Freire adianta que vai se debruçar sobre mais duas pautas prioritárias no Congresso Nacional: a Reforma Tributária e a análise e votação da Medida Provisória 881, da Liberdade Econômica.

"Já se passaram seis meses, e com orgulho faço um balanço muito positivo desse período. Foram inúmeros os desafios, enfrentei diversos momentos difíceis, mas com sabedoria, caráter, ética e muito trabalho, olho para trás e vejo como consegui superar as fases ruins e seguir em frente contando com o apoio incondicional da minha família, da minha equipe profissional, e do meu eleitor, a quem dedico praticamente todas as horas do meu dia para honrar a confiança depositada para ser o representante do meu povo no Congresso Nacional", finaliza.

Últimas notícias