quinta-feira, 18 de julho de 2019

Banco do Nordeste reconhece contribuição de personalidades ao desenvolvimento regional


Como parte das comemorações dos seus 67 anos de atuação, o Banco do Nordeste promove a entrega da Comenda Banco do Nordeste de Desenvolvimento Regional nesta sexta-feira, 19. A solenidade será realizada na abertura da programação do Fórum BNB de Desenvolvimento, a partir das 9h30, no auditório da sede da empresa, em Fortaleza (Av. Dr. Silas Munguba - 5.700 - Passaré).

Na categoria Político-Institucional, os homenageados são o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Mucio Monteiro Filho; a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias; e o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto. O empresário pernambucano Jorge Petribú recebe a comenda na categoria Empresarial. Já o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Krerley Irraciel Martins Oliveira será agraciado na categoria Acadêmica.

A Comenda Banco do Nordeste de Desenvolvimento Regional reconhece pessoas físicas ou instituições nacionais e internacionais, das classes política, empresarial e governamental, das universidades e centros de pesquisa ou da sociedade civil organizada, que tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento do Nordeste.

O Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento e o Encontro Regional de Economia são promovidos em paralelo pelo BNB em parceria com a Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec). Os eventos objetivam mobilizar a comunidade acadêmica em torno de questões relevantes para o desenvolvimento regional do Nordeste.
Categoria Empresarial

Jorge Petribú – Usina Petribú
O pernambucano Jorge Cavalcanti de Petribú iniciou sua vida profissional aos 18 anos, na Usina Petribú S/A, atuando nas áreas industrial, comercial, financeira e agrícola. A empresa mantém uma escola especialmente criada para proporcionar educação de qualidade aos filhos de funcionários. Atualmente, emprega mais de 4 mil funcionários em todo o grupo.

Categoria Acadêmica
Professor Krerley Irraciel Martins Oliveira (Ufal)
Mestre em Matemática, na área de Sistemas Dinâmicos, Krerley foi eleito membro afiliado à Academia Brasileira de Ciências, em 2007. É professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas e fundou o Programa de Olimpíadas de Matemática  no Estado, no qual treina jovens talentos para a Matemática. O professor é referência em estudos científicos avançados. Em 2016, ele e sua equipe venceram o maior prêmio científico da França, o Grand Prix Scientifique Louis D., concedido pela primeira vez a um projeto matemático.

Categoria Político-Institucional

José Mucio Monteiro Filho – Presidente do Tribunal de Contas da União
Engenheiro civil, graduado pela Escola Politécnica de Pernambuco, foi vice-prefeito de Rio Formoso de 1976 a 1982. Assumiu a Prefeitura  do município no período 1982 a 1983 e elegeu-se como deputado federal em cinco mandatos. Licenciou-se do mandato na legislatura de 1995 a 1999 para exercer o cargo de secretário municipal de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, no Recife (PE), de entre 1997 e 1998. Dedicou-se por cerca de 12 anos à iniciativa privada do setor da agroindústria em Pernambuco e no Mato Grosso.

Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias – Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento  
Formada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (MG), ocupou cargos de destaque na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo do Governo do Estado Mato Grosso do Sul (Seprotur). Deixou o Executivo Estadual para concorrer ao cargo de deputada federal, sendo eleita em 2014. Foi presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária e reeleita para mais uma legislatura. Licenciou-se do mandato para assumir o cargo de ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a partir de  fevereiro de 2019.

Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto – Ministro do Desenvolvimento Regional
Servidor efetivo do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, integrante da carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). Gustavo Canuto é graduado em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Entre 2016 e 2018, foi chefe de gabinete do ministro da Integração Nacional e também secretário executivo da pasta. Gustavo Canuto assumiu compromissos em outros órgãos federais, como: secretarias de Aviação Civil e Geral da Presidência da República e na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No início de 2019, assumiu o Ministério do Desenvolvimento Regional.

 (Assessoria do BNB)

Últimas notícias