sexta-feira, 5 de abril de 2019

Prefeitura de Aurora promove evento alusivo ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo


A administração do prefeito de Aurora Dr. Júnior Macedo através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Núcleo Aurorense de Apoio aos Autistas e Familiares (NAAAF) realizou, na manhã desta quinta-feira, 4, no Centro Social Urbano (CSU), na Vila Paulo Gonçalves, evento alusivo ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo.

Oficialmente, a data é celebrada no dia 2 de abril. Em Aurora, a pasta competente festejou a data com uma exitosa programação envolvendo as 30 famílias de crianças autistas assistidas pelo Governo Municipal.

Na oportunidade, as nossas crianças participaram de oficinas terapêuticas aplicadas pela Terapeuta Ocupacional do NAAAF, Tatiane Coutinho; atividades físicas com o Educador Físico do NASF, Djairton Monteiro; além de brincadeiras no parquinho de diversão existente no local do certame, além de entrega de brindes e distribuição de lanches. O NAAAF tem como Coordenadora, Pâmela Bruna, que devido a outros compromissos de agenda, não pôde comparecer ao evento.

Fazendo o uso da palavra, a Psicopedagoga do NAAAF, Socorro Maria, agradeceu a presença de todas as famílias das crianças autistas, inclusive enalteceu a iniciativa do ex prefeito e atual Secretário de Governo e Gestão, Adailton Macedo, de ter tido a brilhante idéia de instituir no município de Aurora o Núcleo Aurorense de Apoio aos Autistas e Familiares (NAAAF).

Socorro lembrou que a principio a sigla trabalhava com apenas 15 famílias, sendo que atualmente esse número dobrou – com perspectivas de aumentar cada vez mais, haja vista, que a gestão do prefeito Júnior Macedo tem dado continuado apoiando o projeto.

Os trabalhos foram acompanhados presencialmente pelo Secretário de Governo e Gestão, Adailton Macedo; bem como pela Secretária de Saúde e pela Sub Secretária, Alanna Roberta e Pedrina Pereira Ferreira, respectivamente, além de Janne Silanildes (Coordenadora da Atenção Básica), e Wivianny Tavares (Coordenadora Especializada de Educação em Saúde e Mobilização Social), dentre outros.

É importante ressaltar que na região do Cariri, o trabalho prestado pelo NAAAF é destaque, ou seja, Aurora continua sendo um dos poucos municípios a oferecer assistência aos autistas e seus familiares.

Este núcleo existe e conta com uma equipe de profissionais multidisciplinares, custeada pela prefeitura de Aurora. O NAAAF é equipado por um Psicólogo, uma Psicopedagoga, uma Terapeuta Ocupacional e uma Fonoaudióloga. As famílias são assistidas regularmente de segunda à sexta-feira, nos períodos manhã e tarde em uma sala reservada, na UBS Araçá II, no Bairro do mesmo nome. Ao todo, 30 crianças estão cadastradas e recebem atendimento dos profissionais multidisciplinares.
Antes da implantação do NAAAF, ou seja, até o ano de 2015, não havia um mapeamento que mostrasse o número de crianças e adolescentes acometidas pelo autismo. A iniciativa da Prefeitura mudou a realidade de várias famílias da Terra do Menino Deus. O NAAAF conta com profissionais especializados para reabilitar, acompanhar e fornecer orientações às crianças e familiares, com o intuito de minimizar as dificuldades e promover a interação, comunicação e qualidade de vida”, disse Pâmela Bruna Moreira, Coordenadora do NASF e responsável por fornecer apoio ao núcleo.  

(Assessoria de Comunicação)

Últimas notícias