quinta-feira, 18 de abril de 2019

Guilherme Landim critica redução de voos no aeroporto de Juazeiro do Norte



Durante pronunciamento no primeiro expediente da Sessão Plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (16), o Deputado Estadual Guilherme Landim (PDT) criticou duramente a redução de voos no Aeroporto de Juazeiro do Norte. No início de março, o pedetista também já havia mostrado insatisfação com a retirada da oferta de voo para o trecho Brasília x Juazeiro do Norte.

“Agora a população já comenta que o aeroporto terá os voos no trecho Fortaleza x Juazeiro reduzidos pela metade. Atualmente são duas ofertas em cada sentido e, com a mudança, apenas uma oferta para cada sentido seria oferecida. Já entramos em contato com a Avianca e órgãos responsáveis para saber o que está acontecendo. Não podemos prejudicar a população”, disse.

O parlamentar informou ainda que enviará requerimento solicitando uma alternativa de substituição da empresa em questão, a Avianca, para que voos possam continuar em operação, mesmo que por outra empresa.. “Peço que os demais parlamentares se unam a essa causa, porque o aeroporto de Juazeiro é um instrumento importante para o crescimento da região do Cariri”, afirmou.

Ainda na terça-feira (16), o parlamentar recebeu resposta da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) por meio de ofício. No documento, o órgão afirma já estar em busca de esforços para tentar solucionar este problema e não deixar a população desassistida.

Preocupação do Deputado já vem desde antes

No dia 1º de março, Landim já havia falado sobre assunto também em Plenário. Na ocasião, manifestou o seu lamento ressaltando que o equipamento não oferece mais voos diários para Brasília, também operados pela empresa Avianca. Ao tratar o assunto, mostrou preocupação na perspectiva de que a ausência do serviço também se repetisse nos voos diários para Fortaleza, ou até que houvesse extinção de algum trecho atualmente oferecido.

Na data, o parlamentar informou ainda que já havia encaminhado ofícios solicitando explicações e providências por parte da empresa Avianca e da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC). O órgão fiscalizador respondeu apontando responsabilidade de empresa e esta, por sua vez, não se manifestou sobre o ocorrido.

Saiba Mais

O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, de Juazeiro do Norte, tem capacidade para atender até 1,7 milhão de passageiros por ano, e atualmente opera voos para as cidades de Fortaleza (CE), Campinas e Guarulho (SP), e Recife (PE), por meio das empresas Avianca, Azul e Gol.

O equipamento beneficia não só a região do Cariri cearense, mas também regiões dos estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí, por ser mais próximos dessas regiões do que os aeroporto das próprias capitais.

Últimas notícias