quinta-feira, 11 de abril de 2019

Governo detalha metas para o Ensino Médio em 2019


Os titulares das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) receberam das mão do governador Camilo Santana as metas a serem alcançadas em 2019 no Ensino Médio da rede pública do Ceará. O encontro aconteceu no Palácio da Abolição, na manhã desta quinta-feira (11), e contou com a participação da vice-governadora Izolda Cela e da secretária da Educação, Eliana Estrela.

O chefe do Executivo estadual aproveitou ainda para conversar com os educadores sobre questões do cotidiano escolar e traçar as prioridades de investimentos no decorrer do ano.

Sobre as metas estabelecidas, de cunho restrito aos educadores, o governador as classificou como “ousadas”, mas perfeitamente alcançáveis pelo que vem sendo apresentado de investimentos e resultados nos últimos anos. “Nós conseguimos avançar em vários aspectos. Hoje o Ceará tem o melhor Ensino Fundamental do Brasil e isso é fruto desse trabalho da Seduc (Secretaria da Educação) com os municípios. A nossa grande meta é zerar o abandono escolar. Já tivemos uma queda importante, mas é algo que tem que ter continuidade. Não tenho dúvida que a gente tá construindo uma geração nova para o Ceará com essa questão da educação. Tenham muito orgulho disso. Ainda temos um caminho longo pela frente e a gente tem mantido uma responsabilidade fiscal para que possamos continuar investindo. A educação continuará sendo a prioridade número um do nosso Governo”, enfatizou o governador, que vai transformar esses encontros com os coordenadores em algo periódico.

Segundo dados sobre a educação cearense, Camilo Santana ressaltou que o estado apresenta uma peculiaridade interessante, que é conseguir penetrar nas classes sociais mais baixas. “O Ceará tem um dado importante. O resultado tem sido melhor em alunos da faixa de renda mais baixa. Isso nos orgulha muito, fazer com que as pessoas que têm mais vulnerabilidade tenham acesso a uma educação de qualidade e com bons resultados’, comemorou.

Entusiasta do modelo que usa a educação como base para dar mais oportunidade aos que mais precisam, Izolda Cela sabe que o desafio é grande, mas gratificante. “Nós sabemos que nas grandes demandas e desafios da rotina a educação tem tido um lugar especial por tudo que representa. Acho que sempre podemos fazer algo que ainda não estávamos fazendo. A gente precisa crescer tanto pelo direito desses jovens terem oportunidade, pois o processo escolar é um desses pilares, como também pela possibilidade de fazer com que o crescimento seja pedagógico, trazendo uma energia para nossa grande rede. As pessoas saberem que o esforço delas rende um resultado reconhecido e festejado é muito importante”, incentivou a vice-governadora.

Metas

Eliana Estrela explicou que a metodologia adotada para chegar ao objetivo final tem como principal finalidade dar mais conhecimento ao aluno. “As metas são estabelecidas através de uma conta que fazemos com os fluxos da nossa aprovação interna e com o Spaece (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará), daí chegamos à meta do Ensino Médio. Cada Crede e escola têm a sua, que não mira simplesmente subir no ranking, mas visa de fato uma aprendizagem mais efetiva para a juventude”, destacou.

A Crede 17 é sediada em Icó e atende 16 escolas instaladas em sete municípios próximos. Sua coordenadora é a educadora Emanuelle Grace, que viu como um incentivo a mais o fato do governador Camilo Santana fazer questão de participar do momento. “As metas têm importância para corresponsabilizar nosso trabalho. O fato delas serem entregues pelo governador aumenta nosso compromisso, comprometimento e responsabilidade. O simbolismo desse momento traz a energia que precisamos para se sentir cada vez mais motivados e retransmitir isso para nossa equipe, que imbuídos desse sentimento, conseguiremos alcançar os desafios”.

(Governo do Ceará)

Últimas notícias