segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

2021-2022 - Evandro Leitão e Fernando Santana assumem presidência e vice da Assembleia Legislativa


nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará para o biênio 2021-2022 foi empossada na manhã desta segunda-feira (01/02), em sessão solene realizada em formato híbrido – presencial e remoto. Os trabalhos foram conduzidos pelo então presidente da Casa, deputado Fernando Santana (PT).

Em seu discurso como novo presidente da AL, deputado Evandro Leitão (PDT) destacou que a Mesa Diretora assume o comando do Parlamento estadual com o compromisso de continuar na linha de frente no combate ao novo coronavírus.

O parlamentar ressaltou que desde o ano passado a Casa vem aprovando matérias que buscam preservar vidas e proporcionar dignidade aos cearenses que mais precisam do poder público nesse momento. Ele ressaltou que o Poder Legislativo do Estado integra o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus.

“O Parlamento cearense vai continuar contribuindo com essa instância tão importante para a tomada de decisões estratégicas. Estamos atentos às iniciativas que visam atravessar esse problema salvando vidas e movimentando a economia de forma segura”, assinalou.

O novo presidente salientou ainda que a aproximação da Assembleia com a população é imperativa, no sentido de tornar mais horizontal a representatividade da Casa.

Nesse sentido, a intenção de Evandro Leitão é fortalecer os serviços já prestados pelo Poder Legislativo, em instâncias como o Procon, a Casa do Cidadão, o Programa Alcance, a Universidade do Parlamento, o Memorial Deputado Pontes Neto, o Escritório de Direitos Humanos Frei Tito de Alencar, dentre outras, elaborando novos canais de comunicação para intensificar a interlocução com os cidadãos cearenses.

“Desejamos concretizar os nossos sonhos a partir de um trabalho executado com ética, responsabilidade, respeito e transparência, pensando sempre em representar e servir os cearenses, nosso maior propósito”, enfatizou o presidente.

Entre outros projetos à frente da Presidência da Casa, Evandro Leitão defendeu a continuidade do concurso público iniciado na gestão anterior; a atualização do Regimento Interno; a viabilização de um programa de telemedicina; a instalação de um núcleo de mediação de conflitos e práticas sistêmicas restaurativas, bem como de equipamentos para a geração de energia limpa; a retomada do projeto Assembleia Itinerante; assim como a ampliação de festivais culturais para integrar outras linguagens artísticas, além da música.

Outra intenção da nova presidência é estimular a realização de fóruns de discussão no Parlamento sobre temas que podem resultar em políticas públicas voltadas para questões como combate à violência infantil e feminicídio; direitos LGBTs; renda mínima; políticas antirracistas; direitos dos idosos; dentre outras pautas.

Esta Mesa Diretora estará alicerçada no diálogo, no respeito, na ética e na transparência. É desta forma que queremos mover as transformações, servindo a sociedade cearense sempre com muita humildade, ouvindo aqueles que mais precisam e acreditando na força da ação coletiva”, apontou Evandro Leitão.

A composição da nova Mesa Diretora terá como 1º vice-presidente o deputado Fernando Santana; como 2º vice-presidente o deputado Danniel Oliveira (MDB); como 1º secretário o deputado Antônio Granja (PDT); como 2º secretário o deputado Audic Mota (PSB);  3ª secretária a deputada Érika Amorim (PSD); e  4º secretário o deputado Apóstolo Luiz Henrique (PP).

Os deputados Fernanda Pessoa (PSDB), Osmar Baquit (PDT) e João Jaime (DEM) ocuparão, respectivamente, os postos de 1º, 2º e 3º suplentes.

Últimas notícias