segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Agricultores familiares do Crato recebem capacitação sobre atuação no PAA 2021


A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH) do Crato realiza capacitação com parte dos agricultores familiares beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação foi direcionada para o planejamento das entregas dos produtos para o primeiro semestre, o cronograma de pagamento, perspectivas de novos recursos e a situação cadastral dos produtores.

O PAA promove o aumento da produção vegetal e animal dos pequenos produtores beneficiários, ajudando a aumentar a renda dos agricultores familiares do município. O Programa é também uma política socioassistencial, pois fornece alimentação de qualidade para famílias em vulnerabilidade, sendo um incremento qualitativo na segurança alimentar das famílias cratenses que ainda vivem em situação de risco nutricional. Neste ano, a projeção da SMDARH é atender cerca de 10 mil famílias cratenses em vulnerabilidade social e alimentar.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário, Carlos Freires, destaca a importância desse programa, realizado em parceria com o governo do Estado e Ministério da Cidadania. "O PAA é muito importante pois beneficia os agricultores familiares e as famílias cadastradas nas entidades socioassistenciais aqui do Crato, que recebem a doação desses alimentos nutritivos e saudáveis", afirma.

Na lista de alimentos fornecidos pelo programa estão alguns produtos como a banana, carne caprina, frango caipirão, cheiro verde, pimentão, tomate, tomate cereja, macaxeira, bolos, sequilhos amendoim. Coordenador Municipal do PAA, Givaldo Gonçalves, pontua como acontece a entrega dos kits. "A Secretaria leva esses alimentos até as entidades socioassistenciais, para evitar aglomeração na central de distribuição. A entidade é responsável pela montagem dos kits e distribuição para as famílias em vulnerabilidade alimentar", explica.

Últimas notícias