Banner_head Governo do Estado

Banner_head camara fortaleza

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Sarto entrega 12ª Base Descentralizada do Samu em Fortaleza


prefeito de Fortaleza, José Sarto, entregou, na manhã desta quinta-feira (18/02), a 12ª Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Capital. Implantada nas imediações do Cuca da Barra do Ceará, a unidade contará com duas ambulâncias de suporte básico e equipes multidisciplinares para diminuir o tempo de resposta em casos de emergência para os quais, por meio do número 192, o serviço é acionado.

A iniciativa objetiva proporcionar atendimento médico pré-hospitalar otimizado à população, sobretudo, diante de situações que envolvam risco de morte, possibilidade de sequela ou sofrimento intenso. Para a finalidade, estarão a postos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de veículo de urgência devidamente capacitados.

De acordo com Sarto, uma primeira assistência ágil, qualificada e eficiente define o prognóstico do paciente e pode salvar vidas. “Reduzir o tempo até o primeiro atendimento é fundamental para a preservação da vida, seja em virtude de um trauma ou de outras intercorrências. As equipes estarão à disposição 24 horas por dia. Estando mais próximas dos locais das ocorrências, possíveis complicações serão minimizadas”, declarou.

A base recém-inaugurada na Regional 1 irá beneficiar, estrategicamente, bairros adjacentes ao equipamento. Serão contemplados, de forma prioritária, os chamados vindos de área aproximada de 3 quilômetros quadrados.

Ao apresentar a estrutura instalada, a secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, detalhou as características do equipamento. “Além de climatizado, o ambiente oferece espaços confortáveis, como dormitórios e banheiros, para a acomodação dos profissionais entre os chamados. As bases obedecem à normatização do Ministério da Saúde. Isso tem garantido um enorme avanço na assistência nos últimos anos”, afirmou.

Expansão 

Além da Barra do Ceará, o serviço já beneficia os bairros Papicu, Pici, Jóquei Clube, Benfica, Maraponga, Cajazeiras, Antônio Bezerra, Edson Queiroz, José Walter, Conjunto Ceará, Montese, Jangurussu, dentre outros.

Ainda de acordo com a titular da SMS, em breve, a população de Fortaleza contará com duas novas bases descentralizadas do Samu 192, incluindo novas instalações no shopping Iguatemi.

Novas ambulâncias

A ocasião marcou, ainda, a entrega oficial de nove novas ambulâncias ao Município de Fortaleza. Enviados pelo Ministério da Saúde, os veículos serão integrados às 25 ambulâncias ativas da Rede.

Recebidas em dezembro de 2020, as ambulâncias passaram por processo de licenciamento e estarão, a partir deste momento, à disposição da população. “Devemos registrar o nosso reconhecimento ao Ministério da Saúde pelo envio desta nova frota, estruturada com equipamentos novos, que servirão para o atendimento de urgência”, destacou o prefeito.

Últimas notícias