terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

No Crato - Secretaria de Saúde alerta população sobre taxa de transmissão e ocupação de leitos


A Secretaria de Saúde do Crato vem intensificando as ações de prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus. Para um resultado satisfatório é imprescindível o comprometimento da sociedade. No último fim de semana, com toque de recolher instituído e restrição de circulação da população, o município espera sair da classificação de "nível altíssimo de transmissão".

É imprescindível a corresponsabilidade da população em atender aos decretos estadual e municipal para conseguirmos combater a transmissão, diminuir os agravamentos e possíveis óbitos no nosso município", comenta a secretária de Saúde Marina Feitosa.

Estrutura hospitalar

O município do Crato possui dois hospitais polos conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Destes, o Hospital São Camilo dispõe, até esta segunda-feira (22), de 21 leitos contratualizados com o município exclusivos para o tratamento de pacientes com COVID-19, além de 7 leitos disponíveis para convênio/particular. Já o Hospital São Raimundo não possui leito COVID-19, visto a necessidade de garantia de acesso de outras condições clínicas da população.

"Conforme pactuação regional dos gestores de saúde da região do Cariri, as UTI'S dos hospitais do Crato são retaguardas para outras condições clínicas que precisem de leitos de terapia intensiva, para que o Hospital Regional do Cariri consiga ampliar oferta de novos leitos de UTI COVID, necessários para Rede de Atenção à Saúde do Cariri. Além do HRC, a região de saúde do Cariri, possui leitos de UTI COVID em Barbalha, Brejo Santo, Iguatu e Icó", destaca a secretária.

Nesta segunda-feira (22), a taxa de ocupação dos leitos clínicos no município do Crato, destinados ao tratamento de pacientes com COVID-19, é de 42,85% (dos 21 leitos SUS) e 85,7% (dos 7 leitos convênio/particulares).

Diante do crescente aumento de casos no município, a SMS alerta a população a cumprir as novas medidas de enfrentamento à COVID-19, até o próximo dia 28 de fevereiro:

- Comércio e restaurantes funcionam até às 20h de segunda à sexta-feira. Aos sábados, os restaurantes encerram às 15h e o comércio às 17h;

- Serviços essenciais são liberados;

- Espaços públicos, como praças e calçadões, terão circulação restrita, diariamente, a partir das 17h;

- Toque de recolher das 22h às 5h, com exceção das atividades essenciais;

- Suspensão de aulas presenciais em escolas e universidades públicas e privadas, a partir do dia 19/2, com exceção do ensino infantil, dos 0 aos 3 anos, em medida do Governo do Estado, nesta quinta-feira, 18.

- Todo o trabalho do funcionalismo municipal e estadual será remoto, com exceções para as atividades essenciais. Recomenda-se a mesma medida para o setor privado.

Últimas notícias